Boas,
Eu tenho uma FZ8 (naked) que utilizo diariamente (casa-trabalho-casa.. cerca de 20km), e ao fim de semana, para um passeio.
Está comigo à cerca de 4 meses, e até agora tem sido uma companheira fantástica.
O comportamento em cidade é fenomenal, pois o peso da moto não se sente de forma alguma.
Os regimes também estão bem trabalhados... a moto não hesita nem vibra se deixarmos cair a velocidade e acelerar em 6ª desde as 2000rpm.. não se queixa. Isto faz com que não seja necessário estar sempre a recorrer à caixa.
Os 800cc e os 108Cv's fazem-se sentir e bem, deixando-me um sorriso na cara cada vez que ando nela.
Tem uma curva de potência interessante.
É mansa até aos 5000 a 6000rpm.. o que para andar em cidade, na minha opinião é excelente. Não somos surpreendidos por ela. O motor faz o que quisermos.
A partir das 6000rpm... prepara-te para levar um soco no estômago.., pois é aqui que a curva de potência dispara e não perde até ao redline.
Posso ir a 140, 150 a 5000rpm.. um pequeno toque no acelerador, e dispara de uma forma fantástica sem perder fôlego, até à sua velocidade máxima.
A potência está sempre disponível. Mesmo a 180, uma aceleradela e sente-se outro disparo (como um turbo), sem hesitações e com a sensação de uma estabilidade acima da média.
O quadro tem um comportamento fenomenal nas curvas.. é o quadro da Fz1 (no início dizia... -parece que curva sozinha)
O material e equipamento são 5 estrelas.. :!:
Fiquei espantado com o conforto... com uma posição de condução entre o descontraido e o desportivo.. os pousa-pés com uma posição mais recuada, obrigam-nos a abraçar o conjunto de uma forma ligeiramente inclinada para a frente, mas sem cansar. (posição dos pousa-pés que penaliza um pouco as manobras de estacionamento, onde por vezes se bate com as canelas nos mesmos).
A suspensão supera as estradas más sem ter que levantar o rabo.. apesar da frontal não ser regulável, está muito bem calibrada.
Já fiz cerca de 240km quase seguidos e tenho a dizer que o conforto é realmente muito bom. Sem vibrações estranhas, a posição do corpo não cansa nem deixa mazelas.
260km a uma velocidade média 140km/h.. com picos nos 200
... Cerca de 200km em auto estrada e 60 em cidade.. resultaram numa média de consumo 5,5litros aos 100.
Já na condução citadina, os consumos não serão os melhores.. 6 a 6,5 e se gostarmos de arranques à motogp.. vai para os 7.
(isto são consumos medidos a conta-gotas.. nisto, sou dedicado
)
Instalei um pequeno pára-brisas da Givi que ajuda um pouco nas velocidades mais elevadas..
Quando a comprei, também pensei na questão do selo (110 euros)... que rapidamente foi esquecida, pela satisfação e alegria, de cada vez que pego na moto... -todos os dias!!
.
Alternativas? talvez a Kawasaki z750.. mas pelo que tenho visto.. a Fz8 está superior.. A Kawasaki com quadro em aço.. (as escoras em aluminio), cerca de 230kg contra 210 da Fz8.. menos potencia e binario.. etc.. o que obrigou a Kawasaki a lançar a z750R (a Yamaha está a preparar o contra-ataque com a Fz8R.. ainda por desvendar).
Sou suspeito, mas acho a Fz8 uma moto fantástica e que dificilmente vai cansar o seu dono..
E verdade...
(fiquei sem acentos no teclado
)
Alem do amor a 1ª vista, foi uma proposta que nao pude recusar... 5000euros pela xj6 com 1,5 anos e 6000km (paguei na altura (nova) 5800euros.. mas como os preços subiram bastante fiquei a ganhar) + 3600 euros cash
.. e trouxe a Fz8
E nao foi so um aumento de cilindrada..
Foi tudo.. segurança, qualidade, potencia, conforto.. que realmente confirmo serem significativamente superiores.
E em tudo um outro nivel.
Agora.. realmente para quem precisa de capacidade de carga a Fz8 nao e a moto...
Embora para mim.. adapta-se perfeitamente ao uso que lhe dou (20km diarios casa-trabalho-casa) e passeios ate +- 200km ao fim de semana!!
Um saco no banco de tras e uma mochila.. e esta resolvido!!
.
De todas as motos que tive e experimentei (e nao foram poucas).. esta e uma das mais confortaveis, e que mais prazer da a conduzir
Fotos:
Revisão dos 1000KmAlguns dos meus vídeos:e outros:Abraço,
Tiago