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Forum FZ Portugal « Modelos « FZ6 « Duração do kit de transmissão.

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Autor Tópico: Duração do kit de transmissão.  (Lida 8900 vezes)
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luis queiroz alges
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« Responder #15 em: 24 de Novembro de 2008, 22:06:39 »

Boas a todos!
Sobre esta matéria, tenho a dizer que não se pode prever kms.  Buhhh! Cada caso é 1 caso.  Maroto
A transmissão deve ser sempre lubrificada após 1 viagem e nunca antes de sair com a moto. Eu uso um tipo: Teflon. Não pinga e fica em repouso bem lubrificada, para a proxima saida.  Cool!
Os arranques mais violentos tb não são amigos das transmissões: a chuva, as areias... Esta última das piores.
Devemos lavar o kit com petróleo e secar. Em seguida lubrificá-la e depois a respectiva afinação: esta deve ser feita com 1 pessoa em cima da moto para compensar a folga, em uso.
Tenho dito, e julgo ter falado bem . 1 abraço a todos  Abraço

(Citação Yellow: modifiquei a mensagem, pois achei o conteudo útil, e como tinha alguns erros, resolvi corrigir alguns deles.  Abraço  )
« Última modificação: 27 de Novembro de 2008, 14:14:34 por Yellow » Registado
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« Responder #16 em: 27 de Maio de 2009, 19:40:57 »

viva a todos

exactamente cada caso é um caso. no meu caso estou a trocar o kit de transmissão +- de 40000km em 40000km.

Fiquem bem
boas curvas
 Vrrumm! Vrrumm! Vrrumm! Vrrumm! Vrrumm! Vrrumm!
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« Responder #17 em: 05 de Junho de 2009, 23:45:55 »

Pessoal, fui buscar ontem a minha belinha e quando o meu colega vinha a chegar nela ao pé de mim (eu trouxe o carro, à frente) reparei logo num barulho manhoso e comentei com ele, mas como não tinha tempo, coloquei-a na garagem e desandei.

Hj tb só andei 10 km mas estava com um barulho mesmo manhoso, mas não sei bem de onde vem (pode tb ser do pneu novo). Parei e dei uma vista de olhos e achei a corrente demasiado esticada para o que era habitual e acho que o barulho vem daí.

A empurra-la com o dedo mexe prai uns 4 ou 5 mm para cima, não sei se tanto. Antes tinha prai uns 7/8 mm talvez. Lembro-me do outro mecânico da Yamaha dizer sempre que não convinha apertar muito a corrente, quando eu lhe dizia que ela me parecia demasiado solta, porque dava cabo das cremalheiras, etc..

Mas como ela está agora (qs nem mexe) estou com medo que parta. Li no manual (6-22), mas eles falam da distância da corrente ao braço e essa eu não medi.

Qual a vossa opinião sobre isto? Mais apertada ou mais solta? Vão-me responder nem uma coisa nem outra e, então, o que define o intermédio?

Obrigado.

1 Abraço
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Lá vai uma...


« Responder #18 em: 08 de Junho de 2009, 16:39:38 »

Esse ruido se for de tic tic tic é de certo a corrente demasiado esticada.

O melhor é fazeres esta operação a 2.

Ou seja monta-se em cima da mota e verificas a folga da corrente andando para a frente e para trás. A folga deverá andar entre os 15 e os 25 mm entre os extremos interiores da folga (45 a 55mm ao braço oscilante). A corrente nunca deverá ficar totalmente esticada. (Não te esqueças que quando a suspensão é comprimida a corrente estica).
Folga em demasia também poderá danificar os o-rings, podendo até a corrente tocar no pneu...

A afinação deverá ser feita com cuidado para o eixo ficar alinhado.

A limpeza regular e uma boa lubrificação ajudam a aumentar a vida da transmissão.

No meu caso vão 45000km a pouco mais de meio de vida útil, espero que faça os 60000km...
 LOL LOL LOL

 Cool!

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« Responder #19 em: 08 de Junho de 2009, 23:20:14 »

fui lá hoje solta-la um pouco Maroto
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« Responder #20 em: 09 de Junho de 2009, 00:07:51 »

Engraçado. Aconteceu-me exactamente o mesmo quando fiz a última revisão. Quando saí de lá nem estranhei nada. Mas no dia seguinte sentia um rrrrrrrrrrrrrrrr com uma ressonância qualquer vinda e sentida na zona da transmissão. Parei para ver e a corrente sem mim em cima da mota quase não tinha folga nenhuma. Comigo sentado ficava sem folga. Fui lá e disseram que estava normal, que tinham esticado um pouco por causa do desgaste. Sem discutir muito a coisa pedi-lhes que dessem mais folga à corrente porque não gostava dela tão esticada. E tudo voltou ao normal.
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« Responder #21 em: 09 de Junho de 2009, 00:59:11 »

Eu acho que não devemos confiar cegamente nas oficinas, ainda que estas façam as revisões aos veículos com a melhor das intenções, sem quererem enganar alguém. E não devemos exactamente por causa de situações destas (correntes muito esticadas). Mas não só. É sempre bom verificar se meteram o óleo no nível correcto por ex. Lembro-me que aqui á uns anos tive um Opel Astra que fez sempre as revisões na marca. Diziam mudar o líquido de refrigeração a cada 30 mil kms. E mudavam. Só que duas vezes verifiquei após chegar a casa e com o carro frio que simplesmente o depósito estava seco, ou seja, eles purgavam o sistema, repunham o líquido mas depois do motor trabalhar (não o faziam antes) o líquido entrava no sistema e desaparecia no depósito. Valeu das duas vezes eu verificar sempre os níveis depois de sair da oficina, senão ainda me queimava a junta da cabeça. Dei ordem nas vezes seguintes para nunca mais me purgarem o sistema.
Por isso atenção sempre que as motas vêm da revisão. Vejam sempre o nível do óleo de motor, travões e a corrente pelo menos.
Homem prevenido vale por dois, já dizia a minha avó. (A que Deus tem, a que é viva nunca a ouvi dizer semelhante coisa) LOL
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« Responder #22 em: 09 de Junho de 2009, 01:25:35 »

Engraçado. Aconteceu-me exactamente o mesmo quando fiz a última revisão. Quando saí de lá nem estranhei nada. Mas no dia seguinte sentia um rrrrrrrrrrrrrrrr com uma ressonância qualquer vinda e sentida na zona da transmissão. Parei para ver e a corrente sem mim em cima da mota quase não tinha folga nenhuma. Comigo sentado ficava sem folga. Fui lá e disseram que estava normal, que tinham esticado um pouco por causa do desgaste. Sem discutir muito a coisa pedi-lhes que dessem mais folga à corrente porque não gostava dela tão esticada. E tudo voltou ao normal.


pois..eles sabem muito, mas depois nós é que andamos a pé!!  Chocado

é como tudo..há bons e maus...cabe ao consumidor escolher...

O pior é que por vezes, esses pequenos "truques" para levar o cliente a mudar peças de desgaste mais cedo dão mau resultado, especialmente se tiverem a ver com elementos de segurança da viatura...

Uma corrente muito esticada, por ex. ao passarmos por um buraco com a mota carregada pode simplesmente partir...

e se ficar na estrada, menos mal...o pior é se fica embrulhada na jante  Lesionado
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« Responder #23 em: 09 de Junho de 2009, 10:03:44 »

Uma corrente muito esticada, por ex. ao passarmos por um buraco com a mota carregada pode simplesmente partir...

e se ficar na estrada, menos mal...o pior é se fica embrulhada na jante  Lesionado

Não tenho dúvida que da forma como estava isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde. Com determinado curso da suspensão ela ia esticar e alguma coisa teria de ceder. E já nem falo com pendura porque é raro andar com alguém. Mas aí era certinho.

Ah e tal, é para compensar o desgaste...

Queria ver era como é que eu compensava o desgaste do meu cabedal no alcatrão.
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« Responder #24 em: 09 de Junho de 2009, 11:27:10 »

Por acaso os gajos foram-me mostrar motas novas e todas elas tinham a corrente bem esticada (e não tinham sido mexidas). Mas em motas novas até compreendo porque é certo que a corrente vai ceder, tal como outras peças novas que acamam e cedem. Mas a minha já cedeu o que tinha a ceder. Se ceder agora é pouco e não justifica aquele aperto, na minha opinião.
De qualquer forma assim sinto-me mais tranquilo.
Li um caso aqui no fórum de uma corrente que se partiu. Por acaso o membro ia a chegar a casa e ia de vagar, mas imaginem a 200 numa AE... o comportamento é imprevisível...
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