Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se. Não recebeu o seu email de activação?
Forum FZ Portugal « Modelos « FZ1 « Alterações

Páginas: 1 2 3 [4] 5   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alterações  (Lida 57661 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Wolfman
Recém-chegado
*

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Mota: FZS 1000 Fazer
Matrícula: --BP--
Kms: 28.000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 30 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 33



« Responder #45 em: 23 de Maio de 2011, 10:48:17 »

Por acaso chega, looll, mas só em situações esporádicas, é que podia ter mais.

Sei que ponta, ela nunca terá em condições, portanto hã que aprimorar o que melhor ela tem, em recuperações e á saída das curvas (entre-rios, ex.) comparando com as 1000cc super-desportivas, falta-lhe um danoninho e quero minimizar esse facto.

Um amigo que já teve a FZ1N, colocou logo a de 16 dentes e disse que notou logo diferenças, não sei se a de 15 será demais.

Daqui a 1700km´s, vai ser troca de óleo e filtro (35mil) e compro também o pinhão de ataque e faço logo tudo, custa 25€, agora estou em dúvida se o de 16 dentes ou o de 15 dentes.
Registado
red_lava_s2
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --GE--
Kms: 30000 Kms
Ano: 2008
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1048



« Responder #46 em: 23 de Maio de 2011, 16:17:17 »

Já tive tentado a fazer essa alteração também na minha FZ6, pois não sou utilizador da velocidade de ponta mas sim das acelerações  Cool

A única coisa que me fez não alterar, foi o facto de ao fazer viagens com a minha menina saber que se for ex. a 150/160 km/h o motor vai a uma rotação bem superior (embora não saiba ao certo o nr de rpm a mais) sugando um depósito mais rápido.

Mas..é tudo uma questão de escolha  Linguarudo

 Vrrumm! Abraço
Registado

4 wheels for the body, 2 wheels for the soul!!

http://asestradasdored.blogspot.com/



Wolfman
Recém-chegado
*

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Mota: FZS 1000 Fazer
Matrícula: --BP--
Kms: 28.000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 30 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 33



« Responder #47 em: 23 de Maio de 2011, 20:48:09 »

Não será 0,1L aos 100km´s a mais que vai fazer muita diferença.

Olha o caso da nova R1, um amigo tem uma de 2009 e aquilo tem 47 dentes na cramelheira,  Abardinado (desconheço o pinhão), vem mesmo bem mais curta, do que as concorrentes e o consumo anda pelo mesmo que as concorrentes (5,5L/6L) em condução normal.

Alguém que tenha feito alteração na transmissão que se pronuncie, sempre é mais um testemunho  Aplauso.

Então numa 600cc, mais significado tem, uma transmissão mais curta, para quem nunca passe dos 200km/hr, ou que passe esporadicamente.

A FZ1 tem 17-45, o ideal deveria ser 15-46, ou 16-46, até levantava coto em 6ª,  Vrrumm!...

Registado
red_lava_s2
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --GE--
Kms: 30000 Kms
Ano: 2008
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1048



« Responder #48 em: 24 de Maio de 2011, 13:26:11 »

Não será 0,1L aos 100km´s a mais que vai fazer muita diferença.

Será que estamos a falar de valores dessa ordem...  Pensativo Pensativo Pensativo Pensativo  tenho as minhas dúvidas... Sorridente
Registado

4 wheels for the body, 2 wheels for the soul!!

http://asestradasdored.blogspot.com/



VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #49 em: 25 de Maio de 2011, 04:33:33 »

Diminuir 2 dentes no pinhão de ataque é capaz de ser um pouco exagerado...
Convém levar em conta que apesar de ser uma 1000, o motor da FZ1 não tem baixas por aí além e a yamaha compensou a coisa com uma caixa relativamente curta, não tanto como a FZ6 como é óbvio, mas é curta.

Diminuir 2 dentes é quase como diminuir uma relação de caixa, ou seja, experimenta deixar de engrenar a 6ª e andar em 5ª em AE. Vais ver que o consumo, o ruído e a sensação de maior esforço do motor te vão desagradar.

Mais factualmente:

Se passares de 17 para 15 mantendo a cremalheira (45) tens uma diferença de 18 kms/h a 150 por exemplo, ou seja, perdes quase 20 kms/h para a velocidade normal de cruzeiro em AE. Ou algo aproximado a 1000 rpm.
Se aumentares a velocidade, a diferença aumenta em razão directa. Tudo bem que não queres velocidade de ponta, mas isso vai-se ressentir de outras formas.

Se quiseres fazer as tuas próprias simulações, usa um calculador como estes:

Calculas primeiro a relação final de transmissão
http://www.csgnetwork.com/rnggrpinioncalc.html

E depois calculas a diferença de velocidade
http://www.csgnetwork.com/rgpspeedcalc.html

A 1ª vai ficar curtissima e desagradável de utilizar e os consumos vão ter um aumento significativo, especialmente em estrada. Em cidade ainda se compensa engrenando uma mudança acima.

Se quiseres contrabalançar alterando a cremalheira atrás também, vais mexer demasiado com as relações de caixa e faralhar isso tudo.

Se queres uma mota para partidas de semáforos, avança com isso, mas se quiseres manter com uma utilização aproximada à que tens agora, melhorando já bastante as saídas de curva, não compres um pinhão com mais que um dente de diferença.

Uma alteração complementar pode passar pelo aligeiramento do volante do motor ou a troca por um mais leve. Não sei se os volantes de motor das FZ1 são passíveis de serem muito trabalhados, mas é uma das formas que tem mais efeito na abtenção de rapidez de subida de regime do motor sem alterar relações de transmissão. Tem é de ser feito por quem sabe. Se ao retirar peso ao volante, depois não se equilibrar, é o desastre.

Atenção que com estas duas alterações a mota vai ficar tudo menos suave de conduzir...
Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
red_lava_s2
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --GE--
Kms: 30000 Kms
Ano: 2008
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1048



« Responder #50 em: 25 de Maio de 2011, 12:00:36 »

Estou a precisar de um botão de "Gosto" para o comentário do VMDeus  LOL LOL LOL LOL LOL

 Cool!
Registado

4 wheels for the body, 2 wheels for the soul!!

http://asestradasdored.blogspot.com/



Aspirante a Motard
Membro
****

Prémios: 0
Popularidade: 7
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --LQ--
Kms: 300 Kms
Ano: 2011
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 259



« Responder #51 em: 25 de Maio de 2011, 13:38:11 »

Fonix Perigoso, que o homem percebe mesmo disto Mudo Mudo Mudo Mudo.
Grande apresentação Aplauso Aplauso
Registado
ALF
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 72
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer
Matrícula: --DE--
Kms: 50.000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 528



« Responder #52 em: 25 de Maio de 2011, 18:05:17 »

Estou a precisar de um botão de "Gosto" para o comentário do VMDeus  LOL LOL LOL LOL LOL

Tás a precisares de óculos, tás, tás  Xoninhas Xoninhas Xoninhas

Por baixo de popularidade já lá está o "gosto" (aplaudir)  Maroto

O amigo VMDEUS é uma mais valia do ForumFZ, parabéns pelo comentário  Aplauso Aplauso Aplauso Aplauso Aplauso

Boas curvas  Vrrumm!
Registado


tramaga
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1N
Matrícula: --58--
Kms: 1500 Kms
Ano: 2008
Proprietário: -
Satisfação: 9
Mensagens: 173



« Responder #53 em: 25 de Maio de 2011, 21:59:10 »

Não será 0,1L aos 100km´s a mais que vai fazer muita diferença.

Olha o caso da nova R1, um amigo tem uma de 2009 e aquilo tem 47 dentes na cramelheira,  Abardinado (desconheço o pinhão), vem mesmo bem mais curta, do que as concorrentes e o consumo anda pelo mesmo que as concorrentes (5,5L/6L) em condução normal.

Alguém que tenha feito alteração na transmissão que se pronuncie, sempre é mais um testemunho  Aplauso.

Então numa 600cc, mais significado tem, uma transmissão mais curta, para quem nunca passe dos 200km/hr, ou que passe esporadicamente.

A FZ1 tem 17-45, o ideal deveria ser 15-46, ou 16-46, até levantava coto em 6ª,  Vrrumm!...


Wolfman, a informacao do VMDeus esta correta. 

PROS- Eu pus um pinhao de ataque de 15 dentes, e vou-te dizer, que aquilo agora e tipo wheel paradise, sacar cavalo so no acelerador, ate mete medo. Se fores a comparar de 15 para 17 dentes(stock), e como a noite ao pe do dia.  Assim que sai da oficina com ela quase que fiz um peao sem querer. Para brincar dentro da cidade, e o ideal. Arrancar dos semafros a queimar pneu, ou dar um bailinho de arranque a qualquer uma que se meta ao lado  LOL
So para mencionar que eu nao mexi na cramalheira, normalmente 1 dente a menos no pinhao de ataque deverias subir um ou 2 na cramalheira. Eu sugeria que te ficasses pelos 16 dentes, com certeza que se nao fazes muitos km na auto-estrada nao te iras arrepender.

CONS- Na auto estrada notaras a diferenca das mudancas muito mais curtas, pelo menos com 15 dentes e uma boa diferenca, e tambem no consumo.  Mas como eu passo a maior parte do tempo dentro da cidade, para mim nao me afeta muito.
« Última modificação: 25 de Maio de 2011, 22:25:29 por tramaga » Registado
red_lava_s2
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --GE--
Kms: 30000 Kms
Ano: 2008
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1048



« Responder #54 em: 26 de Maio de 2011, 12:16:30 »

Estou a precisar de um botão de "Gosto" para o comentário do VMDeus  LOL LOL LOL LOL LOL

Tás a precisares de óculos, tás, tás  Xoninhas Xoninhas Xoninhas

Por baixo de popularidade já lá está o "gosto" (aplaudir)  Maroto

O amigo VMDEUS é uma mais valia do ForumFZ, parabéns pelo comentário  Aplauso Aplauso Aplauso Aplauso Aplauso

Boas curvas  Vrrumm!

Devia tar com os óculos embaciados Alf  Xoninhas Abardinado LOL LOL LOL
Registado

4 wheels for the body, 2 wheels for the soul!!

http://asestradasdored.blogspot.com/



Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221


« Responder #55 em: 26 de Maio de 2011, 15:24:59 »

Ainda não ponderei mudar pk depois, o velocimetro não indica a velocidade real  Chocado
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
Wolfman
Recém-chegado
*

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Mota: FZS 1000 Fazer
Matrícula: --BP--
Kms: 28.000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 30 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 33



« Responder #56 em: 26 de Maio de 2011, 15:32:52 »

Concordo em absoluto, com os testemunhos.

Será então o pinhão de 16, assim que o colocar (daqui a 1.500km´s), darei o meu testemunho, aliado com as pequeninas mod´s que já tem, obrigado.
Registado
SnipeR
Administrador
Membro
*****

Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 76
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --/HI/--
Kms: 16000+ Kms
Ano: 2009
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 1378



« Responder #57 em: 26 de Maio de 2011, 16:11:26 »

Ainda não ponderei mudar pk depois, o velocimetro não indica a velocidade real  Chocado
O Velocímetro normalmente já não é muito de fiar, mas sim fazendo esta alteração é sempre pior...O mm acontece nos carros qdo fazem as alterações de jantes+pneus, normalmente nunca ng liga muito a isso, mas na realidade pode haver alterações significativas
Registado



FZ6-S '05 Silver Storm (06/2008~03/2009)
FZ1-S '09 Graphite (03/2009~ )
Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221


« Responder #58 em: 29 de Julho de 2011, 09:59:04 »

Venho actualizar os Upgrades da Moto:
Bico Pato Ermax
Porta matricula pequeno
Piscas LED
Vidro Escuro
Velas Iridium
Filtro K&N

Proximo Passo Ponteira Leovince GP Style
 Cool!
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
DanitheThing
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 32
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Kawasaki ZX-10
Matrícula: --CB--
Kms: 17000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: <1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 1216



« Responder #59 em: 29 de Julho de 2011, 10:22:55 »

Venho actualizar os Upgrades da Moto:
Bico Pato Ermax
Porta matricula pequeno
Piscas LED
Vidro Escuro
Velas Iridium
Filtro K&N

Proximo Passo Ponteira Leovince GP Style
 Cool!

Isso quer-se é com uma foto Linguarudo
Registado
Páginas: 1 2 3 [4] 5   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  
Forum FZ Portugal « Modelos « FZ1 « Alterações


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat