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Autor Tópico: Alterações  (Lida 57655 vezes)
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Roby
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« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2010, 11:27:25 »

Estou quase a comprar uma ponteira two broters black series em carbono, mas ja me informei e tenho de ficar sem exup, havera maneira de contornar a situação e manter o exup???
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 17:06:22 por Roby » Registado

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« Responder #16 em: 04 de Novembro de 2010, 10:40:05 »

Penso q não há maneira de o manteres trocando a ponteira...Não me recorde sequer de haver uma ponteira q o mantenha sinceramente...
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« Responder #17 em: 04 de Novembro de 2010, 11:20:23 »

Tinha ideia que a EXUP estava logo a seguir aos colectores. Nem estou a ver uma ligação qualquer à ECU junto à ponteira da FZ1. Trocando a ponteira não será possível afinar a ECU para os novos valores de contrapressão que influenciam a EXUP?

Se calhar o dificil é encontrar quem o saiba fazer...
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« Responder #18 em: 04 de Novembro de 2010, 12:03:46 »

Já percebi onde está o EXUP e que faz parte dos escapes.

Mas se não for muito incómodo, alguém me explica o que é EXUP? E para que serve?

Obrigado desde já  Cool!
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Roby
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« Responder #19 em: 04 de Novembro de 2010, 12:50:59 »

Pois, mas tendo em conta que irei meter a ponteira, queria ver se mantinha a valvula de escape, ainda tenho de investigar melhor, antes de comprar a ponteira. se alguem souber de algo que de uma apitadela.  Sorridente
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« Responder #20 em: 04 de Novembro de 2010, 14:43:32 »

Viva Bruno,

Por poucas palavras e do conhecimento limitado que tenho da EXUP, é uma válvula integrada no escape que regula a contrapressão dentro deste. Isto é, o motor para ter uma saída de gases de escape eficiente não precisa sempre de um caminho completamente desimpedido. Consoante o regime do motor, a saída de gases de escape pecisam de encontrar mais ou menos pressão no seu caminho. Num sistema de escape passivo, ela não varia. Com uma válvula como a EXUP, que no fundo acaba por ser uma borboleta, a pressão pode variar, sendo regulada pela ECU conforme o regime do motor.

A Yamaha foi pioneira na utilização desta válvula, mas existem mais marcas que a usam. Na Yamaha chama-se EXUP mas nas outras marcas tem outro nome.

A primeira mota que me lembro de ver com esta designação "publicitada" nas carenagens foi a FZR 1000 do inicio da década de 90. As inovações eram o quadro deltabox e a válvula EXUP.
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« Responder #21 em: 04 de Novembro de 2010, 14:54:46 »

Bem, fui procurar e já sei o que quer dizer EXUP.


EXhaust Ultimate Power Valve.

Aqui têm umas fotos elucidativas:







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« Responder #22 em: 04 de Novembro de 2010, 14:57:31 »

Gracias Vasco. Esclarecido.  Cool!   Cool!

sim. lembro-me da FZR1000 EXUP. Ainda dei umas voltinhas numa.  Alegre
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« Responder #23 em: 04 de Novembro de 2010, 18:15:36 »

Alguem daqui meteu escape sem tirar o exup?????????????
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« Responder #24 em: 04 de Novembro de 2010, 19:57:52 »

Desculpa, mas diz-me uma coisa... Se não vais meter o escape completo desde os colectores, não estou a ver como é que vais ficar sem a EXUP.

Falas só em ponteira, certo?

Se a EXUP está na secção do escape logo a seguir aos colectores, como é que ficas sem ela?

A não ser que o motor se embrulhe todo com a ponteira nova por baralhar os valores de actuação da EXUP e tenhas de a tirar, mas não estou a ver isso.
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« Responder #25 em: 05 de Novembro de 2010, 12:05:03 »

Boas, queria meter so ponteira, mas como tu dizes a valvula não esta a saida dos colectores, mas sim, antes de chegar a ponteira. logo se tiro a poneira teria na teoria de tirar a valvula, coisa que não queria, e se calhar não irei fazer.
Se alguem quiser comprar uma ponteira two brothers black em carbono que diga algo, que eu tenho uma para vender
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« Responder #26 em: 05 de Novembro de 2010, 15:04:17 »

Ok. Não fazia ideia que a EXUP na FZ1 estava já na parte do tubo que está soldado à ponteira. Nesse caso é mais complicado e irias necessitar de fazer "corte e costura"para a manter.

A ideia que tenho é que nas R1 de 2000 a EXUP fica logo a seguir aos colectores e como a FZ1 tem o motor derivado desta, segui a lógica.


Aqui fica um tutorial com a remoção da ponteira com EXUP da FZ1.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=om3ZvUqKnfQ" target="_blank"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=om3ZvUqKnfQ" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=om3ZvUqKnfQ</a></a>



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« Responder #27 em: 05 de Novembro de 2010, 17:08:47 »

Pois, ai esta o meu problema, sera que sou capaz de fazer corte e costura?????  Indeciso
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« Responder #28 em: 05 de Novembro de 2010, 22:18:48 »

Excelente vídeo, até não é difícil de fazer a modificação  Embara&ccedil;ado

Aquele material que ele destruiu e que estava do colector, era o catalisador cerâmico ?

Se era, então será difícil mais tarde por tudo de origem, pois o catalisador já foi eliminado de vez  Confuso
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« Responder #29 em: 08 de Novembro de 2010, 15:33:11 »

A parte do catalizador é idiota. Anula completamente a hipotese de voltar a por a mota como estava. A solução que normalmente se emprega consiste num tubo que substitui aquela secção do escape.
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