Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se. Não recebeu o seu email de activação?
Forum FZ Portugal « Modelos « FZ1 « Alterações

Páginas: 1 [2] 3 4 5   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alterações  (Lida 25363 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 218


« Responder #15 em: 18 de Outubro de 2010, 11:27:25 »

Estou quase a comprar uma ponteira two broters black series em carbono, mas ja me informei e tenho de ficar sem exup, havera maneira de contornar a situação e manter o exup???
« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 17:06:22 por Roby » Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
SnipeR
Administrador
Membro
*****

Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 76
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --/HI/--
Kms: 16000+ Kms
Ano: 2009
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 1378



« Responder #16 em: 04 de Novembro de 2010, 10:40:05 »

Penso q não há maneira de o manteres trocando a ponteira...Não me recorde sequer de haver uma ponteira q o mantenha sinceramente...
Registado



FZ6-S '05 Silver Storm (06/2008~03/2009)
FZ1-S '09 Graphite (03/2009~ )
VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #17 em: 04 de Novembro de 2010, 11:20:23 »

Tinha ideia que a EXUP estava logo a seguir aos colectores. Nem estou a ver uma ligação qualquer à ECU junto à ponteira da FZ1. Trocando a ponteira não será possível afinar a ECU para os novos valores de contrapressão que influenciam a EXUP?

Se calhar o dificil é encontrar quem o saiba fazer...
Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
Yellow RapelTT
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 107
Offline Offline

Mota: FZ6N
Kms: 70000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 5 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 5060



« Responder #18 em: 04 de Novembro de 2010, 12:03:46 »

Já percebi onde está o EXUP e que faz parte dos escapes.

Mas se não for muito incómodo, alguém me explica o que é EXUP? E para que serve?

Obrigado desde já  Cool!
Registado

Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 218


« Responder #19 em: 04 de Novembro de 2010, 12:50:59 »

Pois, mas tendo em conta que irei meter a ponteira, queria ver se mantinha a valvula de escape, ainda tenho de investigar melhor, antes de comprar a ponteira. se alguem souber de algo que de uma apitadela.  Sorridente
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #20 em: 04 de Novembro de 2010, 14:43:32 »

Viva Bruno,

Por poucas palavras e do conhecimento limitado que tenho da EXUP, é uma válvula integrada no escape que regula a contrapressão dentro deste. Isto é, o motor para ter uma saída de gases de escape eficiente não precisa sempre de um caminho completamente desimpedido. Consoante o regime do motor, a saída de gases de escape pecisam de encontrar mais ou menos pressão no seu caminho. Num sistema de escape passivo, ela não varia. Com uma válvula como a EXUP, que no fundo acaba por ser uma borboleta, a pressão pode variar, sendo regulada pela ECU conforme o regime do motor.

A Yamaha foi pioneira na utilização desta válvula, mas existem mais marcas que a usam. Na Yamaha chama-se EXUP mas nas outras marcas tem outro nome.

A primeira mota que me lembro de ver com esta designação "publicitada" nas carenagens foi a FZR 1000 do inicio da década de 90. As inovações eram o quadro deltabox e a válvula EXUP.
Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #21 em: 04 de Novembro de 2010, 14:54:46 »

Bem, fui procurar e já sei o que quer dizer EXUP.


EXhaust Ultimate Power Valve.

Aqui têm umas fotos elucidativas:







Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
Yellow RapelTT
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 107
Offline Offline

Mota: FZ6N
Kms: 70000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 5 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 5060



« Responder #22 em: 04 de Novembro de 2010, 14:57:31 »

Gracias Vasco. Esclarecido.  Cool!   Cool!

sim. lembro-me da FZR1000 EXUP. Ainda dei umas voltinhas numa.  Alegre
Registado

Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 218


« Responder #23 em: 04 de Novembro de 2010, 18:15:36 »

Alguem daqui meteu escape sem tirar o exup?????????????
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #24 em: 04 de Novembro de 2010, 19:57:52 »

Desculpa, mas diz-me uma coisa... Se não vais meter o escape completo desde os colectores, não estou a ver como é que vais ficar sem a EXUP.

Falas só em ponteira, certo?

Se a EXUP está na secção do escape logo a seguir aos colectores, como é que ficas sem ela?

A não ser que o motor se embrulhe todo com a ponteira nova por baralhar os valores de actuação da EXUP e tenhas de a tirar, mas não estou a ver isso.
Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 218


« Responder #25 em: 05 de Novembro de 2010, 12:05:03 »

Boas, queria meter so ponteira, mas como tu dizes a valvula não esta a saida dos colectores, mas sim, antes de chegar a ponteira. logo se tiro a poneira teria na teoria de tirar a valvula, coisa que não queria, e se calhar não irei fazer.
Se alguem quiser comprar uma ponteira two brothers black em carbono que diga algo, que eu tenho uma para vender
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #26 em: 05 de Novembro de 2010, 15:04:17 »

Ok. Não fazia ideia que a EXUP na FZ1 estava já na parte do tubo que está soldado à ponteira. Nesse caso é mais complicado e irias necessitar de fazer "corte e costura"para a manter.

A ideia que tenho é que nas R1 de 2000 a EXUP fica logo a seguir aos colectores e como a FZ1 tem o motor derivado desta, segui a lógica.


Aqui fica um tutorial com a remoção da ponteira com EXUP da FZ1.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=om3ZvUqKnfQ" target="_blank"><a href="http://www.youtube.com/watch?v=om3ZvUqKnfQ" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=om3ZvUqKnfQ</a></a>



Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 218


« Responder #27 em: 05 de Novembro de 2010, 17:08:47 »

Pois, ai esta o meu problema, sera que sou capaz de fazer corte e costura?????  Indeciso
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
ALF
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 72
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer
Matrícula: --DE--
Kms: 50.000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 528



« Responder #28 em: 05 de Novembro de 2010, 22:18:48 »

Excelente vídeo, até não é difícil de fazer a modificação  Embara&ccedil;ado

Aquele material que ele destruiu e que estava do colector, era o catalisador cerâmico ?

Se era, então será difícil mais tarde por tudo de origem, pois o catalisador já foi eliminado de vez  Confuso
Registado


VMDeus
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 19
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Ducati Monster
Proprietário: -
Satisfação: -
Mensagens: 221



« Responder #29 em: 08 de Novembro de 2010, 15:33:11 »

A parte do catalizador é idiota. Anula completamente a hipotese de voltar a por a mota como estava. A solução que normalmente se emprega consiste num tubo que substitui aquela secção do escape.
Registado

Cumprimentos

Vasco Deus
Páginas: 1 [2] 3 4 5   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  
Forum FZ Portugal « Modelos « FZ1 « Alterações


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat