Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se. Não recebeu o seu email de activação?
Forum FZ Portugal « Modelos « FZ1 « Caixa

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixa  (Lida 14659 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Johnny
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --BS--
Kms: 45000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 10 anos
Satisfação: 8
Mensagens: 63



« em: 03 de Outubro de 2009, 08:59:06 »

Pessoal das FZ1, a minha FZ1S de 2006 quantos mais KM tem, sinto cada vez mais a 1ª a dar coices piores que certos cavalos, e as restantes a dar "traks".
Já falei com alguns entendidos e dizem que deve ser o óleo da caixa, pois já me informei e o óleo do motor tb lubrifica a mesma.
Outros dizem que é normal nestes modelos fazer isso.
O certo é que nem sempre faz isso, é só às vezes, deve ser conforme a disposição da bicha, nem sempre deve andar bem disposta calculo eu!!! LOL LOL
Tirando isto não tenho razão de queixa.
E as vossas, comentem.
 Vrrumm! Vrrumm! Cool! Cool! Abraço Abraço
« Última modificação: 03 de Outubro de 2009, 09:01:34 por Johnny » Registado
David TRANSALP 700
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 20
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Honda Transalp
Matrícula: --xx-JT-xx--
Kms: Bués Km's...e não param!! Kms
Ano: 2010
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1200



« Responder #1 em: 06 de Outubro de 2009, 09:19:34 »

Eu não queria dizer nada, mas a minha é igual e é FZ6 S2, duvido que seja do oleo, pois a minha é nova, até parada a pôr a primeira quase que galga  Maroto
Mas já ouvi dizer que é normal, é das Yamaha's
 Vrrumm!
Registado

Honda Transalp XL 700 (Rolando...)
Yamaha FZ6 S2 (32.000Km)
Yamaha XT66X (32.000km)
FzLuso
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 12
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --FR--
Kms: 20000 Kms
Ano: 2008
Proprietário: -
Satisfação: 9
Mensagens: 144



« Responder #2 em: 06 de Outubro de 2009, 12:10:09 »

A caixa da FZ6 é realmente um bocado dura, é até agora o único defeito que encontrei, na minha opinião, mais relevante. Mas com o jeito necessário as mudanças entram todas devidamente e sem o tal "coice".

Para minimizar o "coice" aconselho a que o ralenti não esteja muito alto, se estiver nas 1000rpm é o ideal.

Abraços
Registado

David TRANSALP 700
Membro
*****

Prémios: 0
Popularidade: 20
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Honda Transalp
Matrícula: --xx-JT-xx--
Kms: Bués Km's...e não param!! Kms
Ano: 2010
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1200



« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2009, 12:41:49 »

O que já me aconteceu também foi ter a 5 e meia, ou seja tinha entre a 5ª e 6ª mudança tava parada, não andava, mas se calhar é por ser maçarico  Alegre Alegre mas não foi só uma vez!!! Dizem que é pelos dentes das rodas não encaixou bem!!!
Registado

Honda Transalp XL 700 (Rolando...)
Yamaha FZ6 S2 (32.000Km)
Yamaha XT66X (32.000km)
Animal - O Abusador
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 60
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Suzuki Hayabusa
Matrícula: --2FAST4U--
Kms: 21000 kms....and will count fast to... Kms
Ano: 2/2010
Proprietário: 1 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 2076


"Tudo é ousado para quem nada se atreve" F. Pessoa


« Responder #4 em: 06 de Outubro de 2009, 13:01:47 »

Bem, apesar da questão ter sido colocada para uma FZ1 (desculpa o offtopic) a minha FZ6 também tem um ponto morto entre a 5.ª e a 6.ª...isso é normal...evitas essa situação ao meter as mudanças com decisão!!!

Relativamente à questão propriamente dita, há vários factores que influenciam de sobremaneira o comportamento da caixa de velocidades....factores que por vezes são negligenciados pelos utilizadores e que depois desculpam-se na marca....

Factores à parte, a caixa da Yamaha por norma é uma m Censurado a!!!

Posto isto como matéria assente, os tais factores são....

a tensão da corrente - se muito esticada, para além de ser perigoso e provocar o desgaste permaturo dos elementos, também vai originar que a caixa fique muito rija. Se muito folgada, para além de ser perigoso também, irá fazer com que a caixa fique com pouca precisão.

a lubrificação da corrente - corrente seca em casos extremos faz com que nem seja possivel reduzir!! as mudanças simplesmente não entram!!

afinação da embraiagem - basta uma folga de 0,4 mm na manete. Já tenho visto pessoal em que a embraiagem pega logo com a manete encostada ao punho ( Abardinado ok...pronto....é a malta das mãos pequenas  LOL LOL LOL ) o que poderá originar que com o aquecimento ou em condições diferentes de funcionamento tal curso reduzido não seja o suficiente para accionar a embraiagem convenientemente...

Por último, o óleo do motor (que lubrifica também a caixa de velocidades e os elementos da embraiagem)...no meu caso...a partir do momento em que passei a usar um tratamento anti-fricção a coisa melhorou e muito.... Cool!

Em suma....tensão e lubrificação da corrente, afinação da manete da embraiagem, e aditivo anti-fricção do óleo do motor...

Se ainda assim a caixa continuar uma m Censurado a.....troquem de mota!!!  Demoníaco Alegre Alegre

« Última modificação: 06 de Outubro de 2009, 13:02:23 por Animal ;) » Registado
Johnny
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 5
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --BS--
Kms: 45000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 10 anos
Satisfação: 8
Mensagens: 63



« Responder #5 em: 06 de Outubro de 2009, 18:53:56 »

O que já me aconteceu também foi ter a 5 e meia, ou seja tinha entre a 5ª e 6ª mudança tava parada, não andava, mas se calhar é por ser maçarico  Alegre Alegre mas não foi só uma vez!!! Dizem que é pelos dentes das rodas não encaixou bem!!!

Isso a mim tb já me aconteceu, mas em redução quando estou quase a parar, tipo de 3ª para 2ª, basta apertar a embraigem e voltar a largar, dizem que é dos carretos da embraigem que não encaixam bem, dai esse problema.

A caixa da FZ6 é realmente um bocado dura, é até agora o único defeito que encontrei, na minha opinião, mais relevante. Mas com o jeito necessário as mudanças entram todas devidamente e sem o tal "coice".

Para minimizar o "coice" aconselho a que o ralenti não esteja muito alto, se estiver nas 1000rpm é o ideal.

Abraços

Eu aperto a embraigem ai umas 3 vezes e dou um toquezinho que a 1ª nem coice dá, isto quando tenho tempo e paciência, porque normalmente um gajo anda sempre a correr e nem se lembra desses pormenores.

Por último, o óleo do motor (que lubrifica também a caixa de velocidades e os elementos da embraiagem)...no meu caso...a partir do momento em que passei a usar um tratamento anti-fricção a coisa melhorou e muito.... Cool!

Em suma....tensão e lubrificação da corrente, afinação da manete da embraiagem, e aditivo anti-fricção do óleo do motor...

Animal que tipo de aditivo é esse ?? Aplicas directamente no óleo do motor e que quantidade??
Registado
cfparreira
Membro
****

Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 25
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --CJ--
Kms: 29000 Kms
Ano: 11-2006
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 477



« Responder #6 em: 03 de Abril de 2010, 16:09:28 »


Eu aperto a embraigem ai umas 3 vezes e dou um toquezinho que a 1ª nem coice dá, isto quando tenho tempo e paciência, porque normalmente um gajo anda sempre a correr e nem se lembra desses pormenores.


é isso mesmo, eu també passei a fazer isso. Aperto a embraiagem umas 3ou 4 vezes e ando ums milimetros para tras e quando ando outra vez para a frente meto primeira, nem barulho faz. Quanto a meter mudanças em andamento a máquina precisa é de punho enrolado que nesse caso elas até entram sosinhas.
Registado
bandit
Membro
****

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --HT--
Kms: 18000 Kms
Ano: 2009
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 300



« Responder #7 em: 24 de Junho de 2010, 13:02:55 »

Olásss!!!
Bem a minha menina ao fim de completar um ano este mês e com 6500km, lembrou-se tb de dar coices na caixa, (deve de estar a festejar  ) mas eu não acho piada.  Zangado
Vou seguir algumas indicações acima referidas, mas talvez tb com uma mudança de óleo as coisa melhoram.
Nunca tive estes coices como falavam aqui, notava era um pouco a caixa mais rija mas nada de mais.
 Vrrumm!
Registado

Bandit N - (grande máquina)
FZ6 S - (boa máquina)
FZ1 ABS 2009 - (exelente máquina)
bandit
Membro
****

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ1 Fazer
Matrícula: --HT--
Kms: 18000 Kms
Ano: 2009
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 300



« Responder #8 em: 09 de Julho de 2010, 08:37:04 »

Ainda não tive tempo de mudar o oleo da mota, adicionei um pouco de oleo tratamento anti-fricção da faher, depois de umas voltas de mota, a caixa ficou muito boa, sempre usei este oleo nos carros e nas motas mas na fz1 ainda não tinha colocado, mas deu um resultado muito positivo. Cool!
http://www.faher.com.pt/index2.html
Registado

Bandit N - (grande máquina)
FZ6 S - (boa máquina)
FZ1 ABS 2009 - (exelente máquina)
BrOaS
Recém-chegado
*

Prémios: 0
Popularidade: 3
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Outro modelo Yamaha
Matrícula: --JO--
Kms: 20500 Kms
Ano: 2010
Proprietário: 2 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 46


« Responder #9 em: 09 de Julho de 2010, 13:17:38 »

Eu noto que com o calor a caixa fica um pouco mais rija...creio que sera devido a dilatação dos materiais...experimenta parar a mota a sombra a ver se reduz o barulho..

Fiz a revisão a 1000 km (oleos filtros pneu e etc...) lubrifiquei a corrente a 150km Está tudo correcto a nivel de aperto da corrente e ela com calor (se a deixo ao sol) faz um pouco de ruido por vezes algo irritante, especialmente se se andar devagar, por isso arranjei solução...deixei-me de M Censurado das e começei a acelarar...se andar rapido quase nao se nota...hehehehe   Tá-se!  Tá-se!  Tá-se!  Maroto
Registado

Beijos e abraços heterossexualmente distribuidos!
Roby
Membro
***

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Mota: FZ1N
Matrícula: --??-JP-??--
Kms: 5600 Kms
Ano: 2010
Proprietário: -
Satisfação: 10
Mensagens: 221


« Responder #10 em: 05 de Novembro de 2010, 17:12:20 »

A minha qd está fria, parece que se parte tudo, mas já falei com um mecanico e ele disse me que é mm assim, ja na nova super tenere diz que ainda é pior.
Registado

CT505, TYPHOON, TZR50, DRAGSTAR650, TL1000S, INTRUDER1500, RAPTOR660, FZ1N
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  
Forum FZ Portugal « Modelos « FZ1 « Caixa


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat