Bem, apesar da questão ter sido colocada para uma FZ1 (desculpa o offtopic) a minha FZ6 também tem um ponto morto entre a 5.ª e a 6.ª...isso é normal...evitas essa situação ao meter as mudanças com decisão!!!
Relativamente à questão propriamente dita, há vários factores que influenciam de sobremaneira o comportamento da caixa de velocidades....factores que por vezes são negligenciados pelos utilizadores e que depois desculpam-se na marca....
Factores à parte, a caixa da Yamaha por norma é uma m
a!!!
Posto isto como matéria assente, os tais factores são....
a tensão da corrente - se muito esticada, para além de ser perigoso e provocar o desgaste permaturo dos elementos, também vai originar que a caixa fique muito rija. Se muito folgada, para além de ser perigoso também, irá fazer com que a caixa fique com pouca precisão.
a lubrificação da corrente - corrente seca em casos extremos faz com que nem seja possivel reduzir!! as mudanças simplesmente não entram!!
afinação da embraiagem - basta uma folga de 0,4 mm na manete. Já tenho visto pessoal em que a embraiagem pega logo com a manete encostada ao punho (
ok...pronto....é a malta das mãos pequenas
) o que poderá originar que com o aquecimento ou em condições diferentes de funcionamento tal curso reduzido não seja o suficiente para accionar a embraiagem convenientemente...
Por último, o óleo do motor (que lubrifica também a caixa de velocidades e os elementos da embraiagem)...no meu caso...a partir do momento em que passei a usar um tratamento anti-fricção a coisa melhorou e muito....
Em suma....tensão e lubrificação da corrente, afinação da manete da embraiagem, e aditivo anti-fricção do óleo do motor...
Se ainda assim a caixa continuar uma m
a.....troquem de mota!!!