Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se. Não recebeu o seu email de activação?
Forum FZ Portugal « Geral « Classificados « Dicas para comprar usado

Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dicas para comprar usado  (Lida 25450 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Xoninhas
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 83
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --EM--
Kms: ~30000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 8 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 3773



« em: 25 de Julho de 2008, 16:19:55 »

Estava aqui a apagar as notas velhas do meu telemóvel e apanhei esta, que vou remover pois já comprei mota há algum tempo, mas para ficar registado, quer para mim no futuro, quer para outros visitantes, aqui fica o registo de algumas dicas a ter em conta quando se vai ver uma mota usada (resultado de pesquisa de muitos meses - mais de 1 ano - que andei a ver sem comprar, lendo revistas e fóruns):

pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente)

ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)

dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)

oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)

verificar se motor está frio (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)

saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)

ligar motor e verificar:
 se arranca bem
 se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição)
 se tem barulhos metálicos (válvulas)
 se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo
 relanti deve ser regular
 (estas foram todas tiradas de uma revista qualquer no Continente... não a comprei =))

Actualizado

1 - Escapes: As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.

2 - Estado do kit de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão.

3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade)

4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).

5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.

6 - Amortecedor: Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores, passando o dedo nas bainhas.

7 - Caixas de direcção: As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.

8 - Pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda: Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda simples com mota parada ou algo mais complicado.

9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.

10 - Pousa-pés: demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota quase parada.

11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)

12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)

13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)

14 - Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)

15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)

16 - Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.

17 - Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para baixo, pode indicar que foi mexido.

- Nos digitais e especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à centralina do ABS indica os km's reais da mota, pois quem mexe em digitais, esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.

18 - confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido.

« Última modificação: 15 de Setembro de 2009, 09:18:30 por Yellow » Registado



FZ6NS2: BMW320DCoupé: MGTF136: Piaggio 150cc @ 1971:

xoninhas@forumfz.com

Os fortes vencem os fracos, mas os inteligentes vencem os fortes!
Veloce
Visitante
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2008, 16:22:24 »

Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.
Registado
SDFernandes
Visitante
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2008, 16:31:10 »

Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.

De facto n é normal em 4 anos ter esse quilometragem tão baixa mas é perfeitamente normal numa moto, visto que na maior parte dos casos, é um veiculo de "lazer"!

Agora imagina, eu ainda tenho um Opel Corsa A de 89 lá por casa que só tem cerca de 80000Km reais porque foi sempre da familia.... isto em 19 anos... Ninguém acredita!
Registado
Xoninhas
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 83
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --EM--
Kms: ~30000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 8 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 3773



« Responder #3 em: 04 de Setembro de 2008, 17:28:29 »

Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.

Eu em 6 meses fiz 8500km  LOL LOL LOL LOL

Realmente. Mas isso foi desculpa. O tipo não queria fazer negócio.
Registado



FZ6NS2: BMW320DCoupé: MGTF136: Piaggio 150cc @ 1971:

xoninhas@forumfz.com

Os fortes vencem os fracos, mas os inteligentes vencem os fortes!
Cacau
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 21
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --- FD ---
Kms: 10500 Kms
Proprietário: 1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 599



« Responder #4 em: 04 de Setembro de 2008, 19:00:42 »

eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km

O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km
Registado
Yellow RapelTT
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 107
Offline Offline

Mota: FZ6N
Kms: 70000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 5 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 5060



« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2008, 10:01:40 »

eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km
O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km

A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's   Maroto

Cacau, o teu carro já tem 180 mil ??  Linguarudo  Embara&ccedil;ado

O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's.  Anjinho  Anjinho  LOL
Registado

SDFernandes
Visitante
« Responder #6 em: 05 de Setembro de 2008, 10:03:03 »

eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km
O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km

A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's   Maroto

Cacau, o teu carro já tem 180 mil ??  Linguarudo  Embara&ccedil;ado

O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's.  Anjinho  Anjinho  LOL

Focus Power!!!  Alegre
Registado
Cacau
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 21
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --- FD ---
Kms: 10500 Kms
Proprietário: 1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 599



« Responder #7 em: 05 de Setembro de 2008, 10:13:35 »

Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi
Registado
SDFernandes
Visitante
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2008, 10:16:18 »

Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi

è perfeitamente normal nos carros a gasoleo!! O meu é de 2004 e já percorri 150mil
Registado
Yellow RapelTT
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 5 [ver]
Popularidade: 107
Offline Offline

Mota: FZ6N
Kms: 70000 Kms
Ano: 2006
Proprietário: 5 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 5060



« Responder #9 em: 05 de Setembro de 2008, 10:29:39 »

Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi

Escrevi aquilo na brincadeira!!  Embara&ccedil;ado  Embara&ccedil;ado  Não foi gozo nem nada disso....a sério!  Maroto  Maroto
Cada um anda aquilo que quer e pode! Eu se tivesse mais €€, também tinha mais km's, isso podes ter a certeza!! Muitas viagens não fiz, por falta de t€€mpo.  Alegre  LOL   Abra&ccedil;o

Claro que, Focus Power.  LOL  LOL  LOL
Registado

Cacau
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 4 [ver]
Popularidade: 21
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer S2
Matrícula: --- FD ---
Kms: 10500 Kms
Proprietário: 1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 599



« Responder #10 em: 05 de Setembro de 2008, 10:37:08 »

Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi

Escrevi aquilo na brincadeira!!  Embara&ccedil;ado  Embara&ccedil;ado  Não foi gozo nem nada disso....a sério!  Maroto  Maroto
Cada um anda aquilo que quer e pode! Eu se tivesse mais €€, também tinha mais km's, isso podes ter a certeza!! Muitas viagens não fiz, por falta de t€€mpo.  Alegre  LOL   Abra&ccedil;o

Claro que, Focus Power.  LOL  LOL  LOL
Nada disso
o que eu queria dizer é que, eu acho que andei muito, mas quando vi os km que tu tens , pensei, bem não ando assim tanto  LOL LOL LOL
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:40:58 por Yellow » Registado
Xoninhas
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 83
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --EM--
Kms: ~30000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 8 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 3773



« Responder #11 em: 05 de Setembro de 2008, 15:20:40 »

Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!
Registado



FZ6NS2: BMW320DCoupé: MGTF136: Piaggio 150cc @ 1971:

xoninhas@forumfz.com

Os fortes vencem os fracos, mas os inteligentes vencem os fortes!
SDFernandes
Visitante
« Responder #12 em: 05 de Setembro de 2008, 15:40:32 »

Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!

No meu caso é por questões profissionais!!!
Registado
Veloce
Visitante
« Responder #13 em: 05 de Setembro de 2008, 16:26:50 »

Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. Amuado Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra
Registado
SDFernandes
Visitante
« Responder #14 em: 05 de Setembro de 2008, 16:29:01 »

Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. Amuado Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra

A minha está parada à mais de uma semana pelo mesmo motivo mas este fds não escapa!!!  Vrrumm!
Registado
Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  
Forum FZ Portugal « Geral « Classificados « Dicas para comprar usado


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat