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« Responder #30 em: 07 de Fevereiro de 2009, 12:13:35 » |
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Temos de abrir um tópico: a forma mais criativa de perder tempo... O Directo tem razão. Depende da aerodinâmica, do peso e do tipo de condução. É quase impossível termos consumos iguais, mesmo em modelos iguais. Mas parece que há um consenso à volta dos 5lt/100km
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« Responder #31 em: 07 de Fevereiro de 2009, 13:57:57 » |
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Directo, com 16 litros fazes 416 km?? Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100. Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? )
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« Responder #32 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:05:51 » |
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Não faltam virgulas. Basta reabastecer várias vezes, somar os kilometros totais, os litros em todos os reabastecimentos e fazer as contas. Nuns depósitos fez mais, noutros menos, mas no total, em 5215Km, por cada 100 consumiu 3,24litros. É assim, cada um tem as suas obsessões... Eu também tenho uma folha excel do bufo!
No último reabastecimento, fez 5215 kilometros nas minhas mãos, com uma média de 3,24 l/100. Eu diria que mais de metade desta kilometragem é em cidade, e uns bons 1000km em autoestrada a mais de 120.
...mas a minha não é uma fz6...
cinco mil duzentos e quize km's? Média de 3,24? Mas tu tens um depósito de quantos litros? 170? Ou falta ali uma vírgula e tens um depósito de 17l e fizeste quinhentos e vinte cinco km's?
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« Responder #33 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:15:05 » |
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Sobre isto do ponto morto aprendi há pouco uma coisa que me surpreendeu. Isto aplica-se tanto aos carros como às motas: Na realidade, o ponto morto gasta mais gasolina que deixar engrenada a mudança mais alta e libertar o acelerador. Desse modo perde-se mais velocidade, porque o motor vai a travar, mas ainda assim gasta menos. É surpreendente. Se tiverem um comp ador de bordo com indicação de consumo instantâneo dá para comprovar facilmente. Isto acontece porque em ponto morto é necessário ir injectando alguma gasolina para que o motor continue em rotação. Quando a mudança vai engrenada a roda em contacto com a estrada toma conta disso, por isso o motor vai a consumir literalmente nada. E lá foram pela pia abaixo anos e anos a aprender a A1 como as palmas da minha mão, para aperfeiçoar a técnica, saber quando e a que velocidade me deixar ir ao máximo, mais longe... Quando no fundo, se nem me preocupasse com o assunto, estaria a gastar menos... Directo, com 16 litros fazes 416 km?? Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100. Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? )
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« Responder #34 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:18:05 » |
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Directo, com 16 litros fazes 416 km?? Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100. Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? ) Sim Directo, gostava que me ensinasses como fazes essa média??? Andas de mota, ou flutuas ?? De qualquer forma, acho que 5lt não é mau
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« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 14:18:53 por Yellow Man »
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« Responder #35 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:41:00 » |
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Directo, com 16 litros fazes 416 km?? Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100. Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? ) Sim Directo, gostava que me ensinasses como fazes essa média??? Andas de mota, ou flutuas ?? De qualquer forma, acho que 5lt não é mau Bolas, voçês são uns BENENOSOS!!! Ainda não sabem que o Directo tem um novo motor hibrido!!!? Anda a gasolina e a electricidade.... depois para voltar a pegar é que se torna mais complicado
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« Responder #36 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:52:12 » |
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« Responder #37 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:29:16 » |
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Sobre isto do ponto morto aprendi há pouco uma coisa que me surpreendeu. Isto aplica-se tanto aos carros como às motas: Na realidade, o ponto morto gasta mais gasolina que deixar engrenada a mudança mais alta e libertar o acelerador. Desse modo perde-se mais velocidade, porque o motor vai a travar, mas ainda assim gasta menos. É surpreendente. Se tiverem um comp ador de bordo com indicação de consumo instantâneo dá para comprovar facilmente. Isto acontece porque em ponto morto é necessário ir injectando alguma gasolina para que o motor continue em rotação. Quando a mudança vai engrenada a roda em contacto com a estrada toma conta disso, por isso o motor vai a consumir literalmente nada. E lá foram pela pia abaixo anos e anos a aprender a A1 como as palmas da minha mão, para aperfeiçoar a técnica, saber quando e a que velocidade me deixar ir ao máximo, mais longe... Quando no fundo, se nem me preocupasse com o assunto, estaria a gastar menos... Directo, com 16 litros fazes 416 km?? Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100. Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? ) Bem Prats, no meu carro o comp ador de bordo, quando meto no modo de consumo instantâneo e em ponto morto marca 2l/100, mas se por ex deixar engrenada uma mudança marca a mesma coisa. Penso que não haverá qualquer diferença, uma vez que o veículo move-se por inércia, não sendo necessário utilizar o acelerador. O motor com ou sem mudança engrenada precisa sempre de um mínimo de combustível para se manter em funcionamento.
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« Responder #38 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:34:02 » |
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Sobre isto do ponto morto aprendi há pouco uma coisa que me surpreendeu. Isto aplica-se tanto aos carros como às motas: Na realidade, o ponto morto gasta mais gasolina que deixar engrenada a mudança mais alta e libertar o acelerador. Desse modo perde-se mais velocidade, porque o motor vai a travar, mas ainda assim gasta menos. É surpreendente. Se tiverem um comp ador de bordo com indicação de consumo instantâneo dá para comprovar facilmente. Isto acontece porque em ponto morto é necessário ir injectando alguma gasolina para que o motor continue em rotação. Quando a mudança vai engrenada a roda em contacto com a estrada toma conta disso, por isso o motor vai a consumir literalmente nada. E lá foram pela pia abaixo anos e anos a aprender a A1 como as palmas da minha mão, para aperfeiçoar a técnica, saber quando e a que velocidade me deixar ir ao máximo, mais longe... Quando no fundo, se nem me preocupasse com o assunto, estaria a gastar menos... Directo, com 16 litros fazes 416 km?? Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100. Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? ) Bem Prats, no meu carro o comp ador de bordo, quando meto no modo de consumo instantâneo e em ponto morto marca 2l/100, mas se por ex deixar engrenada uma mudança marca a mesma coisa. Penso que não haverá qualquer diferença, uma vez que o veículo move-se por inércia, não sendo necessário utilizar o acelerador. O motor com ou sem mudança engrenada precisa sempre de um mínimo de combustível para se manter em funcionamento. Mas isto é verdade e tem uma explicação simples. Com a mudança engrenada o motor vai a tirar partido da força cinética (uma fonte energética adicional) para o manter em movimento, portanto a combustão é mínima (mas há combustão, prats, penso eu de que...). Em ponto morto tem de ir a forçar a injecção para manter o motor em funcionamento sem ajuda de qualquer outra fonte energética.
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« Responder #39 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:46:25 » |
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yep, é exactamente como disse o xoninhas. com a mudança engrenada o motor está a tirar partido do facto do carro/mota estar em movimento. se a mudança não estiver engrenada (ou se estivermos com a embraiagem a fundo) o motor está a gastar tanto como se o carro/mota estivesse parado e o motor a funcionar. quando há inércia a aproveitar - tipicamente descidas, um sinal vermelho ao fundo, etc. - a única maneira de gastar menos do que isto é desligar o motor, coisa que, pelas razões óbvias, não é aconselhável.
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« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 19:47:12 por prats »
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« Responder #40 em: 08 de Fevereiro de 2009, 00:38:47 » |
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Acho que expliquei-me bem, mas parece que não entendem o bom Português. Poderei fazer um desenho ou algo parecido. A técnica aplicada em teste de consumos efectuados pelas marcas é muito simples quer em automóveis quer em motos, basta ter uma aceleração constante e não bruscas, aproveitas a força da massa em deslocação. Normalmente onde se gasta mais é no arranque da marcha, pois o motor tem de fazer mover um bloco que está na condição de repouso (parado). Em movimento e sabendo dosear o acelerador consegue-se ter uma relação baixa em termos de peso. Um exemplo bastante obvio, é ver uma pessoa fazer mover um camião. Todos já vimos na televisão este feito incrível. Na verdade a pessoa que está a puxar o camião limita-se a fazer um esforço grande no arranque das toneladas rebocadas e depois basta controlar a deslocação de 100 ou 150 kg em movimento. Ora este conceito aplica-se no doseamento da aceleração dos motores para baixar consumos de corpos em movimento. Em relação a vírgulas, acho que iria aumentar drasticamente certos consumos, pelo simples facto de saber onde as colocar ou mesmo discernir como seria as virgulas
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« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 01:21:58 por Directo_x »
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« Responder #41 em: 08 de Fevereiro de 2009, 00:45:51 » |
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« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 00:48:53 por Animal-MotoSapiens »
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« Responder #42 em: 08 de Fevereiro de 2009, 11:34:15 » |
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« Responder #43 em: 09 de Fevereiro de 2009, 15:58:13 » |
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Directo_x, estávamos a discutir outra questão: aquela coisa que faz confusão a muita gente que tem comp ador de bordo com consumo pontual e ver um valor menor de consumo pontual com mudança engrenada (e acelerador em cima) do que em ponto-morto. Isso que dizes tb faz sentido, penso que não é preciso ser físico Em andamento, só precisas de uma pequena parte de energia para para manter a massa à mesma velocidade (só precisas compensar resistências como vento, fricção no solo e outras que te fazem perder velocidade). Isto é o entendimento que eu tenho, que sou leigo na matéria. Se isto for verdade, em teoria, no vácuo, um corpo não tem resistência e não devia perder velocidade... SnipeR chamado à recepção! Mas isso é muito difícil andar a controlar isso... digo eu!
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« Responder #44 em: 11 de Fevereiro de 2009, 14:02:44 » |
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Porra estou cheio de inveja, o melhor que consegui foi 5,8L/100km e foi sem passar dos 140 em auto estrada e sem passar dos 110-120 em nacional.
Se for com andamento normal 140-160 é logo 6-6,5L/100km, se for a fundo 200-240 então o depósito dá para 160km.
Como alguem dizia "são bonitas mas gastam"SDT
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