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Autor Tópico: Consumos / Médias  (Lida 52121 vezes)
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Xoninhas
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« Responder #30 em: 07 de Fevereiro de 2009, 12:13:35 »

Temos de abrir um tópico: a forma mais criativa de perder tempo... Maroto

O Directo tem razão. Depende da aerodinâmica, do peso e do tipo de condução. É quase impossível termos consumos iguais, mesmo em modelos iguais. Mas parece que há um consenso à volta dos 5lt/100km
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« Responder #31 em: 07 de Fevereiro de 2009, 13:57:57 »

Directo, com 16 litros fazes 416 km??

Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100.

Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? LOL)
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« Responder #32 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:05:51 »

Não faltam virgulas. Basta reabastecer várias vezes, somar os kilometros totais, os litros em todos os reabastecimentos e fazer as contas. Nuns depósitos fez mais, noutros menos, mas no total, em 5215Km, por cada 100 consumiu 3,24litros.

É assim, cada um tem as suas obsessões...

Eu também tenho uma folha excel do bufo!

No último reabastecimento, fez 5215 kilometros nas minhas mãos, com uma média de 3,24 l/100. Eu diria que mais de metade desta kilometragem é em cidade, e uns bons 1000km em autoestrada a mais de 120.

...mas a minha não é uma fz6...
cinco mil duzentos e quize km's? Média de 3,24? Mas tu tens um depósito de quantos litros? 170?  Confuso
Ou falta ali uma vírgula e tens um depósito de 17l e fizeste quinhentos e vinte cinco km's? Maroto
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« Responder #33 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:15:05 »

Sobre isto do ponto morto aprendi há pouco uma coisa que me surpreendeu. Isto aplica-se tanto aos carros como às motas:

Na realidade, o ponto morto gasta mais gasolina que deixar engrenada a mudança mais alta e libertar o acelerador. Desse modo perde-se mais velocidade, porque o motor vai a travar, mas ainda assim gasta menos. É surpreendente. Se tiverem um comp Censurado ador de bordo com indicação de consumo instantâneo dá para comprovar facilmente. Isto acontece porque em ponto morto é necessário ir injectando alguma gasolina para que o motor continue em rotação. Quando a mudança vai engrenada a roda em contacto com a estrada toma conta disso, por isso o motor vai a consumir literalmente nada.

E lá foram pela pia abaixo anos e anos a aprender a A1 como as palmas da minha mão, para aperfeiçoar a técnica, saber quando e a que velocidade me deixar ir ao máximo, mais longe... Quando no fundo, se nem me preocupasse com o assunto, estaria a gastar menos...

Directo, com 16 litros fazes 416 km??

Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100.

Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? LOL)
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« Responder #34 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:18:05 »

Directo, com 16 litros fazes 416 km??

Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100.

Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? LOL)

Sim Directo, gostava que me ensinasses como fazes essa média??? Maroto  Andas de mota, ou flutuas ?? LOL
De qualquer forma, acho que 5lt não é mau Cool!
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 14:18:53 por Yellow Man » Registado

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« Responder #35 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:41:00 »

Directo, com 16 litros fazes 416 km??

Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100.

Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? LOL)

Sim Directo, gostava que me ensinasses como fazes essa média??? Maroto  Andas de mota, ou flutuas ?? LOL
De qualquer forma, acho que 5lt não é mau Cool!

Bolas, voçês são uns BENENOSOS!!!  LOL LOL

Ainda não sabem que o Directo tem um novo motor hibrido!!!?

Anda a gasolina e a electricidade....

depois para voltar a pegar é que se torna mais complicado  LOL LOL LOL LOL

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« Responder #36 em: 07 de Fevereiro de 2009, 14:52:12 »

Então é esse o segredo Maroto LOL LOL
ok vou investigar  Embara&ccedil;ado
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« Responder #37 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:29:16 »

Sobre isto do ponto morto aprendi há pouco uma coisa que me surpreendeu. Isto aplica-se tanto aos carros como às motas:

Na realidade, o ponto morto gasta mais gasolina que deixar engrenada a mudança mais alta e libertar o acelerador. Desse modo perde-se mais velocidade, porque o motor vai a travar, mas ainda assim gasta menos. É surpreendente. Se tiverem um comp Censurado ador de bordo com indicação de consumo instantâneo dá para comprovar facilmente. Isto acontece porque em ponto morto é necessário ir injectando alguma gasolina para que o motor continue em rotação. Quando a mudança vai engrenada a roda em contacto com a estrada toma conta disso, por isso o motor vai a consumir literalmente nada.

E lá foram pela pia abaixo anos e anos a aprender a A1 como as palmas da minha mão, para aperfeiçoar a técnica, saber quando e a que velocidade me deixar ir ao máximo, mais longe... Quando no fundo, se nem me preocupasse com o assunto, estaria a gastar menos...

Directo, com 16 litros fazes 416 km??

Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100.

Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? LOL)

Bem Prats, no meu carro o comp Censurado ador de bordo, quando meto no modo de consumo instantâneo e em ponto morto marca 2l/100, mas se por ex deixar engrenada uma mudança marca a mesma coisa. Pensativo
Penso que não haverá qualquer diferença, uma vez que o veículo move-se por inércia, não sendo necessário utilizar o acelerador. O motor com ou sem mudança engrenada precisa sempre de um mínimo de combustível para se manter em funcionamento.
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« Responder #38 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:34:02 »

Sobre isto do ponto morto aprendi há pouco uma coisa que me surpreendeu. Isto aplica-se tanto aos carros como às motas:

Na realidade, o ponto morto gasta mais gasolina que deixar engrenada a mudança mais alta e libertar o acelerador. Desse modo perde-se mais velocidade, porque o motor vai a travar, mas ainda assim gasta menos. É surpreendente. Se tiverem um comp Censurado ador de bordo com indicação de consumo instantâneo dá para comprovar facilmente. Isto acontece porque em ponto morto é necessário ir injectando alguma gasolina para que o motor continue em rotação. Quando a mudança vai engrenada a roda em contacto com a estrada toma conta disso, por isso o motor vai a consumir literalmente nada.

E lá foram pela pia abaixo anos e anos a aprender a A1 como as palmas da minha mão, para aperfeiçoar a técnica, saber quando e a que velocidade me deixar ir ao máximo, mais longe... Quando no fundo, se nem me preocupasse com o assunto, estaria a gastar menos...

Directo, com 16 litros fazes 416 km??

Bem, isso dá uma média de 3,8 aos 100.

Hás-de explicar á malta como consegues isso. (Diz lá...é em ponto morto e em descidas, não? LOL)

Bem Prats, no meu carro o comp Censurado ador de bordo, quando meto no modo de consumo instantâneo e em ponto morto marca 2l/100, mas se por ex deixar engrenada uma mudança marca a mesma coisa. Pensativo
Penso que não haverá qualquer diferença, uma vez que o veículo move-se por inércia, não sendo necessário utilizar o acelerador. O motor com ou sem mudança engrenada precisa sempre de um mínimo de combustível para se manter em funcionamento.

Mas isto é verdade e tem uma explicação simples. Com a mudança engrenada o motor vai a tirar partido da força cinética (uma fonte energética adicional) para o manter em movimento, portanto a combustão é mínima (mas há combustão, prats, penso eu de que...). Em ponto morto tem de ir a forçar a injecção para manter o motor em funcionamento sem ajuda de qualquer outra fonte energética.
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« Responder #39 em: 07 de Fevereiro de 2009, 19:46:25 »

yep, é exactamente como disse o xoninhas. com a mudança engrenada o motor está a tirar partido do facto do carro/mota estar em movimento. se a mudança não estiver engrenada (ou se estivermos com a embraiagem a fundo) o motor está a gastar tanto como se o carro/mota estivesse parado e o motor a funcionar. quando há inércia a aproveitar - tipicamente descidas, um sinal vermelho ao fundo, etc. - a única maneira de gastar menos do que isto é desligar o motor, coisa que, pelas razões óbvias, não é aconselhável.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 19:47:12 por prats » Registado

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« Responder #40 em: 08 de Fevereiro de 2009, 00:38:47 »



Acho que expliquei-me bem, mas parece que não entendem o bom Português.
Poderei fazer um desenho ou algo parecido.
A técnica aplicada em teste de consumos efectuados pelas marcas é muito simples quer em automóveis quer em motos, basta ter uma aceleração constante e não bruscas, aproveitas a força da massa em deslocação.
Normalmente onde se gasta mais é no arranque da marcha, pois o motor tem de fazer mover um bloco que está na condição de repouso (parado).
Em movimento e sabendo dosear o acelerador consegue-se ter uma relação baixa em termos de peso.
Um exemplo bastante obvio, é ver uma pessoa fazer mover um camião.
Todos já vimos na televisão este feito incrível.
Na verdade a pessoa que está a puxar o camião limita-se a fazer um esforço grande no arranque das toneladas rebocadas e depois basta controlar a deslocação de  100 ou 150 kg em movimento.
Ora este conceito aplica-se no doseamento da aceleração dos motores para baixar consumos de corpos em movimento.
Em relação a vírgulas, acho que iria aumentar drasticamente certos consumos, pelo simples facto de saber onde as colocar ou mesmo discernir como seria as virgulas
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 01:21:58 por Directo_x » Registado
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« Responder #41 em: 08 de Fevereiro de 2009, 00:45:51 »

Acho que expliquei-me bem, mas parece que não entendem o bom Português.
Poderei fazer um desenho ou algo parecido.
A técnica aplicada em teste de consumos efectuados pelas marca é muito simples quer em automoveis quer em motos, basta ter uma aceleração constante e não bruscas, aproveitas a força da massa em deslocação.
Normalmente onde se gasta mais é no arranque da marcha, pois o motor tem de fazer mover um bloco que está na condiçao de reposo (parado).
Em movimento e sabendo dosear o acelerador consegue-se ter uma relação baixa em termos de peso.
um exemplo bastante obvio é ver uma pessoa fazer mover um camião.
Todos já vimos na televisão este feito incrivel.
Na verdade a pessoa que está a puxar o camião limita-se a fazer um esforço grande no arranque das tonoladas rebocadas e depois basta controlar a deslocação  100 ou 150 kg em movimento.
Óra este conceito aplica-se no doseamento da aceleração dos motores para baixar consumos de corpos em movimento.
Em relação a virgulas, acho que iria aumentar drasticamente certos consumos, pelo simples facto de saber onde as colocar ou mesmo descernir como seria as virgulas



Directo, por falar em bom português...corrige lá o texto..eu contei pelo menos uns 10 erros!!!   PerigosoLOL Xoninhas LOL Xoninhas LOL

Por esse andar....qualquer dia compras um barco   Pensativo Embara&ccedil;ado Maroto Sorridente  Alegre LOL LOL LOL LOL
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 00:48:53 por Animal-MotoSapiens » Registado
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« Responder #42 em: 08 de Fevereiro de 2009, 11:34:15 »

Directo, faz-me um desenho!  LOL   LOL   LOL
Vá lá não sejas  Xoninhas
Tu és mais Directo_x que isso . Maroto LOL LOL

A sério, já percebi obrigado.  Cool!   Cool!
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« Responder #43 em: 09 de Fevereiro de 2009, 15:58:13 »

Directo_x, estávamos a discutir outra questão: aquela coisa que faz confusão a muita gente que tem comp Censurado ador de bordo com consumo pontual e ver um valor menor de consumo pontual com mudança engrenada (e acelerador em cima) do que em ponto-morto.

Isso que dizes tb faz sentido, penso que não é preciso ser físico Maroto
Em andamento, só precisas de uma pequena parte de energia para para manter a massa à mesma velocidade (só precisas compensar resistências como vento, fricção no solo e outras que te fazem perder velocidade).
Isto é o entendimento que eu tenho, que sou leigo na matéria. Se isto for verdade, em teoria, no vácuo, um corpo não tem resistência e não devia perder velocidade... SnipeR chamado à recepção! LOL

Mas isso é muito difícil andar a controlar isso... digo eu! Pensativo
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« Responder #44 em: 11 de Fevereiro de 2009, 14:02:44 »

Porra estou cheio de inveja, o melhor que consegui foi 5,8L/100km e foi sem passar dos 140 em auto estrada e sem passar dos 110-120 em nacional.

Se for com andamento normal 140-160 é logo 6-6,5L/100km, se for a fundo 200-240 então o depósito dá para 160km.

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