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Autor Tópico: Biela a bater  (Lida 22679 vezes)
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Johnny
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« em: 29 de Junho de 2009, 18:50:57 »

Boas pessoal, tenho uma FZ1 S de 2006, e já fez os 3 anos, após 1 viagem do algarve a biela começou a bater, fui ao stand, nada feito porque a garantia é de 2 anos, dirigi-me à Yamaha em Alfragide e nada feito, o máximo que me fazem devido a "só ter" 18000 Km vendem-me as peças a preço de custo. O que eu queria saber é se já aconteceu a alguém este problema? Porque acho que não se justifica a um motor com 18000 Km, acontecer isto.

Um abraço.
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« Responder #1 em: 29 de Junho de 2009, 19:10:14 »

desculpa a carolice.....biela ou válvula?

é que biela é a peça que liga o pistão à cambota...é disso que falas?
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« Responder #2 em: 29 de Junho de 2009, 21:07:53 »

A biela é complicado. Tivemos um caso de uma biela que partir e abriu um buraco na carcaça o ano passado quando fomos a Salamanca (depois do motor aberto finalmente se concluí que foi a biela que partiu) mas a mota tem prai 150000km e muitos anos. É uma Yamaha de mil novecentos e troca o passo! Agora em 18000km isso até parece defeito de fabrico....
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Johnny
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« Responder #3 em: 30 de Junho de 2009, 17:49:10 »

É mesmo a Biela. Pois eu falei com o eng. da Yamaha e disse que devia ser defeito de fabrico mas batem-se na garantia e nada feito.
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« Responder #4 em: 30 de Junho de 2009, 17:54:59 »

Pois...biela é muito complicado... Pensativo Chocado

Tenta noutro concessionario...pode ser que tenhas melhor "sorte".
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« Responder #5 em: 01 de Julho de 2009, 16:43:01 »

É mesmo a Biela. Pois eu falei com o eng. da Yamaha e disse que devia ser defeito de fabrico mas batem-se na garantia e nada feito.

Se ele admitir isso por escrito podes enveredar por outras vias, mas acho que o mais importante, pará já, é resolveres isso antes que o estrago seja maior.
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« Responder #6 em: 01 de Julho de 2009, 18:58:49 »

Isso para já é nem sequer por a mota a trabalhar seja por que razão for!

Se tens uma biela a bater é mais que garantido que as capas (ou bronzes, conforme lhe queiram chamar) da cambota nessa biela griparam.

Para que não fique também a cambota riscada, o que é provavel que já tenha acontecido se vieste assim do Algarve.

A cambota pode ser rectificada só até certo ponto e mesmo assim não é algo que me agradaria, andar com uma cambota rectificada.
Implica ter de por capas sobredimensionadas e depois há uma quantidade de merdices especificas para as capas em todos os motores.

Nem sei se é aconselhável nos motores de motas devido às maiores exigências a que estão sujeitos. Nos carros é algo que se faz frequentemente.

Se a mota está fora da garantia, é complicado responsabilizar a marca mesmo que a mota tenha só 18 mil kms. No entanto eu tentaria sempre, tendo em vista a despesa que podes vir a ter depois de saberes a dimensão do estrago ao abrires o motor.
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« Responder #7 em: 04 de Julho de 2009, 17:48:26 »

Citar
Se ele admitir isso por escrito podes enveredar por outras vias, mas acho que o mais importante, pará já, é resolveres isso antes que o estrago seja maior.

Citar
Isso para já é nem sequer por a mota a trabalhar seja por que razão for!

Se tens uma biela a bater é mais que garantido que as capas (ou bronzes, conforme lhe queiram chamar) da cambota nessa biela griparam.

Para que não fique também a cambota riscada, o que é provavel que já tenha acontecido se vieste assim do Algarve.

A cambota pode ser rectificada só até certo ponto e mesmo assim não é algo que me agradaria, andar com uma cambota rectificada.
Implica ter de por capas sobredimensionadas e depois há uma quantidade de merdices especificas para as capas em todos os motores.

Nem sei se é aconselhável nos motores de motas devido às maiores exigências a que estão sujeitos. Nos carros é algo que se faz frequentemente.

Se a mota está fora da garantia, é complicado responsabilizar a marca mesmo que a mota tenha só 18 mil kms. No entanto eu tentaria sempre, tendo em vista a despesa que podes vir a ter depois de saberes a dimensão do estrago ao abrires o motor.

Lógico que o Eng. não faz isso por escrito, chegamos a um acordo e fazem-me as peças a preço de custo para a Yamaha, ou seja, 1.780,00 € e isto porque vão-me dar garantia da reparação e vão trocar biela, a cambota, as capas e a bomba de óleo.

Já está na oficina a ser reparada, na Motobelas.
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« Responder #8 em: 06 de Julho de 2009, 12:34:57 »

Pelo que dizes foi falha da bomba de óleo, o que faz todo o sentido.
Com 18000 kms só pode ser defeito de fabrico.

Nunca vi num carro ou mota com essa quilometragem um motor sem pressão de óleo. Assumir que tem de levar uma bomba de óleo é meio caminho andado para a marca concordar com um defeito.

E as paredes dos cilindros? Verificaram se está tudo ok? Dependendo da folga da biela, pode haver desgaste nas paredes dos cilindros.
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« Responder #9 em: 09 de Julho de 2009, 23:15:39 »

Pelo que dizes foi falha da bomba de óleo, o que faz todo o sentido.
Com 18000 kms só pode ser defeito de fabrico.

O mecãnico disse que ia trocar a bomba de óleo porque podia estar com limalhas do desgaste da biela. Pelo sim, pelo não é melhor trocar.
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« Responder #10 em: 10 de Julho de 2009, 10:46:04 »

Não só a bomba como todo o motor. O óleo ficou contaminado e por isso mesmo todo o sitio por onde ele passou.

Mas tal como se limpa o motor (obrigatóriamente), também de limpa a bomba de óleo.

Citar
podia estar com limalhas do desgaste da biela.

Era mesmo isto que querias dizer ou querias dizer desgaste das capas da biela?

É que o que gripa são as capas. O desgaste não pode vir da biela que é feita de um material muito mais resistente que as capas. Se foi a biela que gripou é muito estranho.
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« Responder #11 em: 13 de Julho de 2009, 17:52:47 »

Era mesmo isto que querias dizer ou querias dizer desgaste das capas da biela?

Foi mesmo uma capa que deu o berro, e afinal tenho um pistão também para substituir, porque as limalhas com o aquecimento derreteram e agarram-se ao pistão.
 
Quanto à bomba d'óleo só é preciso substituir o interior porque é independente, melhor, mais baratinho fica para compensar o pistão.
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« Responder #12 em: 15 de Julho de 2009, 21:28:36 »

Face ao que foi dito, em minha opiniao, diria que esta situação não é, de forma alguma, uma boa publicidade para a Yamaha que, certamente, deveria  ter todo o interesse em ser bem mais generosa na resolução deste problema e de outros, dando assim aos potenciais compradores uma maior segurança aquando da aquisição deste modelo de moto, ou de outras da marca Yamaha, marcando assim a diferença relativamente a outras marcas. Sinceramente e como é do conhecimento de alguns eu era um potencial comprador desta moto, mas face à forma como a Yamaha resolveu esta questão, a minha motivação desvaneceu-se e certamente a de muitos outros que seguiram este caso!
Quanto a refugiarem-se na garantia, talvez a "fartura" que supostamente têm, nao sei até quando, lhes permita tomarem esse tipo de atitudes, mas é bom que se lembrem de que há outras marcas que dão muito mais tempo de garantia aos seus clientes do que a Yamaha e que uma má opiniao se  propaga muito mais facilmente que uma boa

 Um abraço a todos  Vrrumm! Vrrumm!
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« Responder #13 em: 15 de Julho de 2009, 23:12:48 »

Caro Aristides....a biela marada está no motor de uma FZS1000 Fazer (até <2004) e não no de uma FZ1 (>2005).
Pelo menos sei que andas a "namorar" uma FZ1...ou estarei desactualizado?

E o caso do nosso amigo....que eu saiba..foi isolado, pois nunca ouvi falar de problemas de motor na FZS1000..

Abra&ccedil;o
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« Responder #14 em: 16 de Julho de 2009, 17:49:33 »

Caro Aristides....a biela marada está no motor de uma FZS1000 Fazer (até <2004) e não no de uma FZ1 (>2005).
Pelo menos sei que andas a "namorar" uma FZ1...ou estarei desactualizado?

E o caso do nosso amigo....que eu saiba..foi isolado, pois nunca ouvi falar de problemas de motor na FZS1000..

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Amigo Animal pelo que o amigo JHONNY diz na sua exposião, ele tem uma FZ1S de 2006, nao é assim?
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