Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se. Não recebeu o seu email de activação?
Forum FZ Portugal « Modelos « Fazer 600 « Mitos sobre as Fazer

Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mitos sobre as Fazer  (Lida 33041 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
tqb
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --**-**-HJ--
Kms: 26000 Kms
Ano: 1998
Proprietário: <1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 92



WWW
« em: 28 de Junho de 2009, 21:04:20 »

Olá pessoal.

Tenho ouvido várias coisas sobre as nossas motas que me parecem ser mitos...

Uma delas é:

 - As FZS 600 têm o hábito de gastar muito óleo e de terem problemas de caixa de velocidades.

Aguardo o vosso comentário, outros mitos existentes e a resposta a estes.

Um abraço.
Registado

Toyotista de coração!
Ciclomotores:
Casal Boss 1980
Yamaha DT50LCD 1997

http://www.piso5.net
Xoninhas
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 83
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --EM--
Kms: ~30000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 8 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 3773



« Responder #1 em: 29 de Junho de 2009, 21:05:18 »

"problemas" de caixa não tem, mas que tem espinhos tem...

Quanto ao óleo isso é um pouco transversal (a todas as marcas), mas há aí mentes mais brilhantes que a minha (raro, mas há LOL) para divagarem sobre essa matéria. De resto esse mito acho que já foi aqui abordado no fórum, mas não me recordo da conclusão...
Registado



FZ6NS2: BMW320DCoupé: MGTF136: Piaggio 150cc @ 1971:

xoninhas@forumfz.com

Os fortes vencem os fracos, mas os inteligentes vencem os fortes!
Heraclito
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --64--
Mensagens: 65


« Responder #2 em: 03 de Julho de 2009, 00:39:25 »

A minha Fazer é das primeiras (98) e NÃO consome óleo (a minha condução também é calma, mas vou muitas vezes aos 180/200) nem tem problemas de caixa. Para além do mais, consome 4,5 l aos 100. Dúvidas? É máquina!
A única desvantagem em relação às novas - já aqui o disse, noutro tópico - é ter de trocar o óleo de 6 em 6 mil e a estética que, na nova, é indiscutivelmente muito mais apelativa e bela. Só aquele quadro...
 Abra&ccedil;o
Registado

O poeta dá o texto à luz. Este logo se torna órfão de quem o lê.
tqb
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --**-**-HJ--
Kms: 26000 Kms
Ano: 1998
Proprietário: <1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 92



WWW
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2009, 01:00:14 »

Obrigado pessoal.

Alguns amigos pelos vistos tentaram assustar-me Sorridente

Deve se explicar pelo facto só verem Hondas à frente.

Um abraço.
Registado

Toyotista de coração!
Ciclomotores:
Casal Boss 1980
Yamaha DT50LCD 1997

http://www.piso5.net
Animal - O Abusador
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 60
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Suzuki Hayabusa
Matrícula: --2FAST4U--
Kms: 21000 kms....and will count fast to... Kms
Ano: 2/2010
Proprietário: 1 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 2076


"Tudo é ousado para quem nada se atreve" F. Pessoa


« Responder #4 em: 03 de Julho de 2009, 01:18:46 »

Todos os motores gastam óleo...

e em bom rigor,´até é desejavel que o façam, pois o óleo lubrifica...

Ou seja, os segmentos devem deixar passar uma ínfima quantidade de óleo a fim de lubrificar as sedes dos pistons...mas esta matéria já está num campo muito acima para a minha especialidade...  Alegre

Até 1998, e em especial com a Thunder Ace 1000...a Yamaha teve alguns problemas no que diz respeito ao consumo de óleo (devido à folga excessiva entre os segmentos e as sedes dos pistons)...e entenda-se que na altura este modelo era o "supra-sumo" da marca....logo qualquer questão menos favorável que envolvesse este modelo tinha um grande impacto na opinião pública sobre todos os restantes modelos com "três diapasões"...
 
E foi efectivamente isso que aconteceu....para deleite dos adeptos das marcas rivais.. Demon&iacute;aco

Dessa data (1998) em diante...o problema foi resolvido em parte. Pois, apesar de terem resolvido a questão da tal folga, deixaram preventivamente o sensor de óleo  muito acima...o que originava falsos avisos de falta de óleo..(a luz acendia permaturamente).

Actualmente essas questões estão resolvidas e, finalmente, a Yamaha resolveu esse problema (que a partir de 1998 apenas o era aparentemente) e neste momento isso são águas passadas...  Cool!

Porém, na mente de alguns saudosistas, a Yamaha ainda continua com esse "Handicap"..

Pois em estrada...é uma devoradora de Kms....e que se cuidem os "oponentes" Vrrumm! Vrrumm! Vrrumm! LOL LOL LOL

Obviamente, e em jeito de conclusão, nunca é demais referir que, dentro da gama Yamaha, as FZs são do melhor que há.... Maroto Cool!




Registado
Motardz
Membro
*****

Prémios: 2 [ver]
Popularidade: 22
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6 Fazer
Matrícula: --High Definition--
Kms: 55.000 Kms
Ano: 2009
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 1606



« Responder #5 em: 03 de Julho de 2009, 09:41:03 »

Todos os motores gastam óleo...

e em bom rigor,´até é desejavel que o façam, pois o óleo lubrifica...

Ou seja, os segmentos devem deixar passar uma ínfima quantidade de óleo a fim de lubrificar as sedes dos pistons...mas esta matéria já está num campo muito acima para a minha especialidade...  Alegre

Até 1998, e em especial com a Thunder Ace 1000...a Yamaha teve alguns problemas no que diz respeito ao consumo de óleo (devido à folga excessiva entre os segmentos e as sedes dos pistons)...e entenda-se que na altura este modelo era o "supra-sumo" da marca....logo qualquer questão menos favorável que envolvesse este modelo tinha um grande impacto na opinião pública sobre todos os restantes modelos com "três diapasões"...
 
E foi efectivamente isso que aconteceu....para deleite dos adeptos das marcas rivais.. Demon&iacute;aco

Dessa data (1998) em diante...o problema foi resolvido em parte. Pois, apesar de terem resolvido a questão da tal folga, deixaram preventivamente o sensor de óleo  muito acima...o que originava falsos avisos de falta de óleo..(a luz acendia permaturamente).

Actualmente essas questões estão resolvidas e, finalmente, a Yamaha resolveu esse problema (que a partir de 1998 apenas o era aparentemente) e neste momento isso são águas passadas...  Cool!

Porém, na mente de alguns saudosistas, a Yamaha ainda continua com esse "Handicap"..

Pois em estrada...é uma devoradora de Kms....e que se cuidem os "oponentes" Vrrumm! Vrrumm! Vrrumm! LOL LOL LOL

Obviamente, e em jeito de conclusão, nunca é demais referir que, dentro da gama Yamaha, as FZs são do melhor que há.... Maroto Cool!






e quem fala assim não merece castigo  Maroto  LOL  LOL  LOL
Registado
Heraclito
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 9
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --64--
Mensagens: 65


« Responder #6 em: 03 de Julho de 2009, 12:37:00 »

O animal tem razão, nem mais! E houve até uma senhor da Yamaha que me falou justamente do sensor do óleo colocado na posição que referes, o que, a meu ver, não é mau de todo, já que  motor nunca vai ter óleo a menos! Cool!
Quando disse que a minha não gasta óleo, quis dizer que quando vou trocá-lo não está sequer a meio nível, ou seja, está acima de meio. Portanto gasta óleo, mas é uma insignificância e não o consumo exagerado de que me falou um fanático de VFR que me disse que a cada mil km teria de acrescentar aí 1/2 litro de óleo... Enfim, bora lá para o café discutir isto aos berros... LOL
Registado

O poeta dá o texto à luz. Este logo se torna órfão de quem o lê.
tqb
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --**-**-HJ--
Kms: 26000 Kms
Ano: 1998
Proprietário: <1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 92



WWW
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2009, 20:34:28 »

ok pergunta respondida.

Não vejo o dia de finalmente andar na Fazer...... Triste
« Última modificação: 03 de Julho de 2009, 20:34:42 por tqb » Registado

Toyotista de coração!
Ciclomotores:
Casal Boss 1980
Yamaha DT50LCD 1997

http://www.piso5.net
Mouro
Recém-chegado
*

Prémios: 0
Popularidade: 3
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --98--
Kms: 53000 Kms
Ano: 1998
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 16



WWW
« Responder #8 em: 18 de Julho de 2009, 22:42:37 »

olá, a minha come oleo se deixo passar os 6000km da ultima muda de oleo. De facto estes primeiros modelos acendem a luz da falta de oleo com grande facilidade. Numa acelaração acima das 6000rpm e acende a luz, que logo depois apaga ( quando deixo passar os 6000km) Isto já não acontece com os modelos posteriores a 2000.

Isto penso que se deve à localização do sensor, pois basta umas "gotas" de oleo para resolver a situação, nada de 1/2 de oleo!

boas curvas.
Registado
Xoninhas
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 83
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --EM--
Kms: ~30000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 8 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 3773



« Responder #9 em: 20 de Julho de 2009, 16:09:33 »

Pois só tenho a dizer que as Yamaha são "máquinas infernais"! Foi assim que apelidámos as nossas meninas depois dos 8000Km que fizemos em 15 dias (http://www.forumfz.com/index.php?topic=9902.0). A minha não precisou de óleo e a do Tiago levou meio litro, o que em 8000 Km não é nada e é próprio do desgaste de uma mota com 10 anos (a R6 do Tiago tem 10 anos! Vejam como são fiáveis estas motas!). E isto acontece em qualquer marca, mota ou carro.

Posso-vos dizer que não fomos nada meigos e fizemos tiradas de 200Km (1 depósito - só parávamos de depósito em depósito) sempre a 170/200Km/h nas estradas da Alemanha, Holanda (aqui mais a R6 porque na minha senti a falta das carenagens, não pela porrada que isso é para meninos mas pela instabilidade que se sente acima dos 180Km/h) e Bélgica, em que dava para fazer quase estes valores como média já que a variação da velocidade era pequena.

Ambos estamos satisfeitos com as máquinas que temos Maroto
Registado



FZ6NS2: BMW320DCoupé: MGTF136: Piaggio 150cc @ 1971:

xoninhas@forumfz.com

Os fortes vencem os fracos, mas os inteligentes vencem os fortes!
Sr das Trevas
Moderador Global
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 55
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --**EH**--
Kms: 24.000 maravilhosos Kms
Ano: Set. 2007
Proprietário: 3 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 2755


Oui, c'est moi


« Responder #10 em: 21 de Julho de 2009, 22:43:01 »

Xoninhas, actualiza lá então no teu perfil os km's que a mota tem agora...a conta é 13 mil mais 8 mil, é isso? tem agora 21 mil??
Registado

"Nada muda" Mas SE EU MUDAR, muda tudo"
Animal - O Abusador
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 60
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: Suzuki Hayabusa
Matrícula: --2FAST4U--
Kms: 21000 kms....and will count fast to... Kms
Ano: 2/2010
Proprietário: 1 anos
Satisfação: 10
Mensagens: 2076


"Tudo é ousado para quem nada se atreve" F. Pessoa


« Responder #11 em: 21 de Julho de 2009, 22:46:22 »

.... tem agora 21 mil??

Tadinha...."quaise birgem"

 LOL LOL LOL
Registado
Xoninhas
Administrador
Membro
*****

Prémios: 7 [ver]
Popularidade: 83
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZ6N S2
Matrícula: --EM--
Kms: ~30000 Kms
Ano: 2007
Proprietário: 8 anos
Satisfação: 9
Mensagens: 3773



« Responder #12 em: 22 de Julho de 2009, 16:07:47 »

dass... é isso mesmo! 21k! sniff!
Registado



FZ6NS2: BMW320DCoupé: MGTF136: Piaggio 150cc @ 1971:

xoninhas@forumfz.com

Os fortes vencem os fracos, mas os inteligentes vencem os fortes!
tqb
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 1
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --**-**-HJ--
Kms: 26000 Kms
Ano: 1998
Proprietário: <1 ano
Satisfação: 9
Mensagens: 92



WWW
« Responder #13 em: 22 de Julho de 2009, 18:23:40 »

Amanhã é o dia "D".

Se tudo correr bem por volta das 12h já estarei a passear na minha Fazer.
Registado

Toyotista de coração!
Ciclomotores:
Casal Boss 1980
Yamaha DT50LCD 1997

http://www.piso5.net
Zoni
Membro
**

Prémios: 0
Popularidade: 7
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mota: FZS 600 Fazer
Matrícula: --63--
Kms: 55000 Kms
Ano: 2004
Proprietário: -
Satisfação: 9
Mensagens: 77



« Responder #14 em: 22 de Julho de 2009, 23:20:01 »

A minha é das últimas FZS 600  (2004) e segundo o ano dos modelos será o modelo de 2003, mas quanto a óleo nem me falem nisso pois na última muda levou um pouco a mais, pouco mesmo e já lá vão 6 mil e tal e não baixa nada. Segundo o manual a minha muda de 10 em 10.000Kms. Um abraço ao people
Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  
Forum FZ Portugal « Modelos « Fazer 600 « Mitos sobre as Fazer


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat