Todos os motores gastam óleo...
e em bom rigor,´até é desejavel que o façam, pois o óleo lubrifica...
Ou seja, os segmentos devem deixar passar uma ínfima quantidade de óleo a fim de lubrificar as sedes dos pistons...mas esta matéria já está num campo muito acima para a minha especialidade...
Até 1998, e em especial com a Thunder Ace 1000...a Yamaha teve alguns problemas no que diz respeito ao consumo de óleo (devido à folga excessiva entre os segmentos e as sedes dos pistons)...e entenda-se que na altura este modelo era o "supra-sumo" da marca....logo qualquer questão menos favorável que envolvesse este modelo tinha um grande impacto na opinião pública sobre todos os restantes modelos com "três diapasões"...
E foi efectivamente isso que aconteceu....para deleite dos adeptos das marcas rivais..
Dessa data (1998) em diante...o problema foi resolvido em parte. Pois, apesar de terem resolvido a questão da tal folga, deixaram preventivamente o sensor de óleo muito acima...o que originava falsos avisos de falta de óleo..(a luz acendia permaturamente).
Actualmente essas questões estão resolvidas e, finalmente, a Yamaha resolveu esse problema (que a partir de 1998 apenas o era aparentemente) e neste momento isso são águas passadas...
Porém, na mente de alguns saudosistas, a Yamaha ainda continua com esse "Handicap"..
Pois em estrada...é uma devoradora de Kms....e que se cuidem os "oponentes"
Obviamente, e em jeito de conclusão, nunca é demais referir que, dentro da gama Yamaha, as FZs são do melhor que há....