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Modelos => FZ1 => Tópico iniciado por: VMDeus em 08 de Abril de 2009, 16:08:54



Título: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 08 de Abril de 2009, 16:08:54
Como a maioria dos frequentadores deste fórum deve saber (já que quase todos se devem manter a par das novidades do mundo motociclistico) a Ducati apresentou internacionalmente na pista esponhola da Ascari Race Resort a sua nova arma para o topo do segmento das naked desportivas. A Ducati Streetfighter.(http://www.streetfighter.ducati.com/jspstreetfighter/index.jsp?lang=en (http://www.streetfighter.ducati.com/jspstreetfighter/index.jsp?lang=en)

Apesar de não as achar propriamente concorrentes, dado ao preço e à tecnologia empregue principalmente, continuam a ser duas nakeds de potências e pesos (aqui um pouco menos) semelhantes.

O que gostava de saber é o que é que vocês acham dum comparativo entre estas duas motos e para quem tem uma FZ1, em que pontos acham que a FZ1 se bateria com a StreetFighter?


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Yellow RapelTT em 09 de Abril de 2009, 09:21:28
A Street fighter está muito bonita, mas continuo a preferir a FZ1.  :=)
Penso que baixa altura ao solo da FZ1 é capaz de ser uma vantagem.  ;)
E o som de origem do escape, também.  :=)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 09 de Abril de 2009, 10:48:32
A Street fighter está muito bonita, mas continuo a preferir a FZ1.  :=)
Penso que baixa altura ao solo da FZ1 é capaz de ser uma vantagem.  ;)
E o som de origem do escape, também.  :=)

A Ducati parece realmente reunir o maior concenso quanto à parte estética mesmo em comparação com outras nakeds, mas haverá sempre alguém a quem não agrade. Quanto a mim, a FDP da mota é brutalmente linda!

Quando dizes baixa altura ao solo referes-te ao baixo centro de gravidade ou é mesmo a altura ao solo?

Se é centro de gravidade, a Ducati pela arquitectura do motor (V2 90º ou em L por ter um dos cilindros na horizontal) coloca o peso do motor bem mais abaixo que um normal 4 em linha. Assim como toda a mota tem um investimento muito grande em materiais nobres (como o magnésio) para retirar peso da parte superior e peso não suspenso (rodas) com jantes em aluminio maquinado na versão base e alumínio forjado na versão S. Tudo isto resulta num peso uns bons 15 kgs inferior a uma FZ6N e quase 50 kgs a menos que uma FZ1N. Quanto a peso e centro de gravidade, a Ducati não tem muita coisa a criar rivalidade. Especialmente nas nakeds 1000 ou superior

Se estás a falar mesmo de altura ao solo, não me parecem diferentes. Em todo o caso uma baixa altura ao solo pode ajudar no centro de gravidade pela colocação do motor mais abaixo. Mas não se conseguem milagres.

O som de origem do escape é outro assunto que depende dos gostos de cada um, mas também costuma ser um ponto que reune concenso no trabalhar das Ducati. Um V tem sempre um trabalhar caracteristico seja um V4 como as VTR e VFR seja um V2 como as Ducati. E nas Ducati de maior capacidade, é algo digno de ouvir.

Até a Yamaha anda a tentar imitar o som dos V na nova R1 com a ignição desfasada.




Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Duarte em 09 de Abril de 2009, 10:54:06
Até a Yamaha anda a tentar imitar o som dos V na nova R1 com a ignição desfasada.

E conseguiu :=)
Tive junto a uma R1 de 2009 com escapes Yoshimura, e parecia mesmo uma DUcati ;)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 09 de Abril de 2009, 11:07:10
Até a Yamaha anda a tentar imitar o som dos V na nova R1 com a ignição desfasada.

E conseguiu :=)
Tive junto a uma R1 de 2009 com escapes Yoshimura, e parecia mesmo uma DUcati ;)

Pois parece que sim! Não há nada como o som de um V. Seja nos carros seja nas motas.


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: SnipeR em 09 de Abril de 2009, 11:47:43
Esteticamente a Ducatti lembra-me a FZ1 em quase tudo, não inovou em nada...até o farol dianteiro (q eu desgosto) é parecido com o da Hornet...Esteticamente não me trouxe nada de relevo...E continuo a preferir a FZ1...

Mecânicamente não me pronuncio, pq gostava de a experimentar e tirar conclusões ;D


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 09 de Abril de 2009, 12:21:16
Inovar inovar... esteticamente tens razão. Tirando as luzes de dia em leds, não inova. Mas não é na inovação estetica que está a beleza da SF. Toda a mota é um conjunto harmonioso. O farol dianteiro é na onda daquilo que as tendências actuais ditam. Tal como as Z1000 e CB1000R.

Ali a beleza está no quadro em treliça, no conjunto de suspensões, na traseira idêntica às 1098/1198 e no aspecto compacto que a mota transmite ajudado pelos radiadores e permutadores de calor da frente (o inferior sim, inova na sua posição e dá um toque único a esta mota) e nos discos enormes de 330mm.

Mas quanto a estetica tudo isto são opiniões próprias de cada um. Há sempre quem goste e quem não goste.

Já as sensações em cima do banco, se esta Ducati seguir a linha das irmãs, entramos então no campo incomparável. Se a uma mísera Monster 600, mesmo com um handicap bastante grande de motor, deixa a experiência de condução de uma FZ6(não estou a falar de motor) a anos luz e foi apresentada em 1992, esta SF a respeitar a tradição, nem a principal rival e mais próxima de conceito Triumph Speed Triple lá deve chegar perto.

Nada como marcar um test drive. Tenho é medo de o fazer, porque não tenho 15 mil euros para gastar numa mota.

Faz-me lembrar um amigo meu que foi ver uma S2R1000 (que acabou por comprar)

O vendedor - Quer ouvi-la a trabalhar?

Ele - Não faça isso que eu não posso gastar tanto dinheiro numa mota!!



Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: NunoInUsa em 09 de Abril de 2009, 12:53:15
Boas,

Tal como alguns de vocês já repararam, á muito tempo atrás, eu falei desta moto aqui no fórum e, sendo eu proprietário de uma Fz1N amarela, creio que devia dizer uma coisa.... Deus me ajude a não poupar porque, caso contrário eu atiro-me á Ducati StreetFighter S... Acho a moto absolutamente fantástica e, creio eu, deve dar uma bela de uma tareia á minha fantástica Fz1........

Um abraço


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 09 de Abril de 2009, 13:00:09
.... Deus me ajude a não poupar porque, caso contrário eu atiro-me á Ducati StreetFighter S... Acho a moto absolutamente fantástica e, creio eu, deve dar uma bela de uma tareia á minha fantástica Fz1........

Um abraço

Eu é que não te ajudo a não poupar!!! Se alguém daqui comprar uma coisa destas nunca mais perco um evento do fórum!! nem que na altura não tenha mota!!!

Era o ideal! Alguém que tivesse tido uma FZ1 e depois uma SF para poder comentar.



Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: NunoInUsa em 09 de Abril de 2009, 13:05:24
Era o ideal! Alguém que tivesse tido uma FZ1 e depois uma SF para poder comentar.

Está calado.... Não ajudes!!!!!!!!


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 09 de Abril de 2009, 13:27:06
Era o ideal! Alguém que tivesse tido uma FZ1 e depois uma SF para poder comentar.

Está calado.... Não ajudes!!!!!!!!

Olha lá, não queres marcar um test drive? Eu até sei que elas chegam à ex-Lucapower, actual Ducati Lisboa no meio deste mês... >:D

Se a minha FZ6 desse para as jantes e quadro pelo menos, já tinha erguido a tenda lá à porta...


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: SnipeR em 09 de Abril de 2009, 13:58:35
Não me falem destas coisas q eu tenho a minha à 1 mês :P
Rais partam estes gajos...


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Motardz em 09 de Abril de 2009, 14:05:34
isto é so  traidores.... ducati?!? quero uma 848...  :'(


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 09 de Abril de 2009, 14:43:36
Não estou a ver trair a Yamaha por mais nenhuma, pelo menos de momento.

Mas pela Ducati traía. Ai não que não traía. E hei-de trair. Mesmo que seja "só" com uma 696.


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 22 de Julho de 2009, 15:11:12
Neste fim de semana andei de Streetfighter. Um amigo meu que já andava a namorar a SF há quase um ano quando se começou a ouvir falar dela, deu o passo em frente e largou o electrodoméstico para passar a andar de Ducati.

É uma S vermelha como tinha de ser.

Primeiras impressões:

Imensa disponibilidade a baixa rotação, apesar do motor fazer obviamente a mota tremer abaixo das 2200 rpm. A facilidade com que a mota se desloca é impressionante. Por ser tão leve dá a sensação que o motor não leva nada agarrado e vamos sozinhos com ele. Parece apenas um motor para transportar uma pessoa.

A suspensão e o amortecedor de direcção fazem com que seja relativamente calma de frente, mas apesar de estar em rodagem e de não nos podermos adiantar muito em rotação, deu perfeitamente para perceber que a roda da frente descola do chão se rodarmos o punho mais decididamente e não só em primeira e segunda.

Fiquei surpreendido com o conforto. O banco ajuda sendo largo e anatómico, mas pensei que as Ohlins ao serem tão secas de afinação de série fossem maltratar mais o corpo. Nota-se que o amortecimento é firme, mas não assusta passar em cima de alguma irregularidade na estrada.

A posição de condução é bem menos relaxada que na FZ6, com os pés mais atrás, as pernas mais curvas e o tronco mais inclinado para a frente. Não é suficiente para fazer doer os pulsos a quem não está habituado, mas no meio do trânsito é capaz de fazer efeito...

De qualquer forma, está longe de uma desportiva carenada.

A caixa é rija, mas muito precisa. O curso de passagem de caixa é reduzidissimo e faz com que se torne fácil passar rápido de caixa. No entanto é preciso fazer alguma força no pedal e mais ainda (relativamente) na manete da embraiagem. A tal ponto que ele está a pensar em adquirir um desmultiplicador para reduzir o esforço na manete porque vai usar a mota no dia a dia.

Os travões são fantásticos. Só ouvia dizer que eram pouco doseáveis, que tinham demasiado ataque e que eram perigosos antes de nos habituarmos, mas não achei. Convém realmente não encher a manete de dedos quando vamos travar, mas gostei bastante e apesar de não ter feito nenhuma travagem muito forte, nota-se que a potência está lá toda.

Por último o som. Está no limite do razoável em termos de decibéis e continua a ser o som encorpado das V2 Ducati. Dá tanto gosto ouvir que dá vontade de dar sempre um toque de acelerador entre cada redução.


Não é esta, mas é exactamente igual:

(http://farm4.static.flickr.com/3551/3299753488_95ba0b55ec.jpg)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Xoninhas em 22 de Julho de 2009, 16:25:30
Ducati é.... Ducati! ;)

A posição de condução é bem menos relaxada que na FZ6, com os pés mais atrás, as pernas mais curvas e o tronco mais inclinado para a frente. Não é suficiente para fazer doer os pulsos a quem não está habituado, mas no meio do trânsito é capaz de fazer efeito...
Isto é capaz de ser uma mais valia na minha opinião porque senti muita dificuldade em usar os pedais na minha viagem LWR. Quando um gajo vai a abrir nestas motas tem de se baixar, é inevitável, e na FZ usar os pedais torna-se difícil porque ficam muito acima do pé quando nos baixamos (e eu ia sempre com o peito encostado no depósito, tanto que o peito ficou dorido nos 1ºs 2 ou 3 dias de viagem), já que ela foi desenhada para andarmos direitos.
Mas depois temos o inverso: quanto mais desportiva é a posição, mais desagradável é a condução de dia-a-dia.

A posição da suspensão dianteira é oposta à das FZ (invertida) e eu só oiço dizer bem disso. De resto qq suspensão dianteira é melhor que a das FZ, não? lol

Quanto ao banco das FZ, não tenho nada a dizer. 8000km sem uma única dor no rabo, costas ou outro lado. Os bancos das FZ foram alterados na S2. Não sei se a malta que se queixa aqui no fórum será tudo dos modelos de 2004. A mim nada me doeu, excepto os pulsos que tiveram de andar a gel anti-inflamatório.
De resto, nada de insuportável, mas de registo: o peito, nos primeiros dias, mas isso eu sabia que era dorido de andar encostado ao depósito mas que passaria com o calo, os calos nas mãos, provavelmente culpa das luvas já serem velhotas, e a dormência constante nos dedos dos pés, possivelmente da posição dos poisa-pés... Mas nada de muito incomodativo.

Já essa questão dos travões, se colocares malha de aço tb obtens uma resposta mais agressiva.

Bom trabalho de análise, VMDeus!  8] 8]


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 22 de Julho de 2009, 17:06:01
Isto é capaz de ser uma mais valia na minha opinião porque senti muita dificuldade em usar os pedais na minha viagem LWR. Quando um gajo vai a abrir nestas motas tem de se baixar, é inevitável, e na FZ usar os pedais torna-se difícil porque ficam muito acima do pé quando nos baixamos (e eu ia sempre com o peito encostado no depósito, tanto que o peito ficou dorido nos 1ºs 2 ou 3 dias de viagem), já que ela foi desenhada para andarmos direitos.
Mas depois temos o inverso: quanto mais desportiva é a posição, mais desagradável é a condução de dia-a-dia.

Nem mais. São dois objectivos diferentes. Para andar depressa, que é só o que a SF quer, a posição a que ela obriga é muito melhor.

Citar
A posição da suspensão dianteira é oposta à das FZ (invertida) e eu só oiço dizer bem disso. De resto qq suspensão dianteira é melhor que a das FZ, não? lol
Sim. Mas não são umas suspensões quaisquer. São umas Ohlins que é do melhor que existe. Tens razão. Se há coisa a melhorar nas FZ6 é a suspensão da frente. Mas é melhor nem entrarmos por aí porque estamos a comparar alhos com bogalhos.  lol

Citar
Quanto ao banco das FZ, não tenho nada a dizer. 8000km sem uma única dor no rabo, costas ou outro lado. Os bancos das FZ foram alterados na S2. Não sei se a malta que se queixa aqui no fórum será tudo dos modelos de 2004. A mim nada me doeu, excepto os pulsos que tiveram de andar a gel anti-inflamatório.
De resto, nada de insuportável, mas de registo: o peito, nos primeiros dias, mas isso eu sabia que era dorido de andar encostado ao depósito mas que passaria com o calo, os calos nas mãos, provavelmente culpa das luvas já serem velhotas, e a dormência constante nos dedos dos pés, possivelmente da posição dos poisa-pés... Mas nada de muito incomodativo.
Eu queixo-me do meu banco. E realmente a minha é das primeiras.

A dormência dos dedos dos pés e das mãos eu também tenho quando faço muitos quilómetros de seguida. Eu atribuo à vibração que o motor provoca em toda a estrutura, o que me parece normal.

Citar
Já essa questão dos travões, se colocares malha de aço tb obtens uma resposta mais agressiva.
Claro, mas vai continuar a ser sempre diferente. Aqueles travões têm tudo para dar certo. As maxilas são Brembo monobloco, radiais e são só o melhor que a Brembo faz para motos de estrada. Além disso os discos são de 330 mm. É só aproximadamente o mesmo diametro dos discos dum Bmw M3 E43!!

Citar
Bom trabalho de análise, VMDeus!  8] 8]
Obrigado.
De qualquer forma não foi com cariz de test drive. Foi uma descrição só pelo entusiasmo de ter conduzido uma Streetfighter. Já andei em algumas motas, mas as Ducatis tiram-me do sério.


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: tqb em 22 de Julho de 2009, 18:45:10
VMDEUS,

Compra a Ducatti....


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 22 de Julho de 2009, 22:16:31
VMDEUS,

Compra a Ducatti....
lol

Tá certo. Vou abrir uma conta de solidariedade para aceitar contribuições. 8)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Sr das Trevas em 22 de Julho de 2009, 23:27:23
Olhem, como alguns sabem eu em termos de especificações técnicas, perfomances e o diabo a sete sou um granda nabo, por isso só posso opinar sobre a estética... ;D

Acho a mota bonita no geral, no entanto não gostei daqueles dois escapes sobrepostos (parecem uma carabina), não gostei do quadro (prefiro de longe o da FZ1) e detestei aqueles 2 reservatórios de óleo muito mal disfarçados na frente, mais parecem um conjunto de tupperwares.

De resto parece-me bem ;)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 23 de Julho de 2009, 00:10:14
...e detestei aqueles 2 reservatórios de óleo muito mal disfarçados na frente, mais parecem um conjunto de tupperwares.
lol

Também há quem lhes chame copos de análise de urina.

Há imensas motas com os copos de urina à vista, mas nas nakeds nota-se ainda mais. A R1 também tem, mas por ter o vidro, disfarça um bocado. Também não me agrada muito.

Luís, o quadro da SF é semelhante (em aspecto só) a todas as outras Ducati e tem como objectivo ser mais leve, mais resistente à torção e mais compacto, o que contribui para o desenho e handling.

Àquela arquitectura de quadro chama-se treliça. Claro que esteticamente há quem goste e quem não goste, mas tem vantagens por ser tubular.

As marcas que os usam são normalmente de motas mais exclusivas e europeias. Tens como exemplo a KTM, a MV Agusta e a BMW em alguns modelos.


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Sr das Trevas em 23 de Julho de 2009, 00:19:46
Pois, mas eu não gosto desses quadros de estrutura tubolar.

Acho o quadro da minha mota (FZ6) muito mais bonito, apesar daquelas soldaduras deixarem muito a desejar...penso que que as marcas (neste caso a Yamaha) não rectifica isso por essa operação diminuir a resistência do próprio quadro, neste caso nas soldaduras. penso que o motivo seja esse.

Em todo o caso não gosto desse tipo de quadros tubolares.
Atenção que eu acho a mota no geral bonita, não gosto é de alguns aspectos.


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Xoninhas em 23 de Julho de 2009, 12:14:31
Eu gosto de tudo nessa ducati. Do quadro tubular (antes não gostava muito, mas agora começo a gostar), dos escapes, do mono-braço, das suspensões douradas, do bacalhau... enfim... só não gosto do preço ::)

Relativamente ao quadro das FZ e respectivas soldaduras (penso que estás a falar daquelas junto ao guiador) eu até acho que foi muito bem conseguido. Se tu reparares há 600 cujo quadro tem mais do que uma peça e depois soldam-nas a meio. Caso da R6 (que tb tem o copo da urina bem visível). E curioso é que a R6 do meu colega tem estes pormenores e tem 10 anos e a r6 nova ainda os tem tb...

Eu até costumo brincar, nas comparações do "a minha é melhor que a tua", que o quadro dele é mais débil porque tem uma soldadura no meio e a FZ é só uma peça o que faz com que tenha mais resistência lol mas isso não é bem assim, mas em termos de estética, quanto menos soldaduras melhor, na minha opinião!


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 23 de Julho de 2009, 13:13:28
Eu gosto de tudo nessa ducati. Do quadro tubular (antes não gostava muito, mas agora começo a gostar), dos escapes, do mono-braço, das suspensões douradas, do bacalhau... enfim... só não gosto do preço ::)

Só a titulo de curiosidade, as suspensões douradas Ohlins que a SF usa, são douradas não por uma questão de estética, mas pelo tratamento de endurecimento de superfície que leva, mas só nas bainhas. A forquilha é só anodizada.

Não me lembro do nome do tratamento, mas é qualquer coisa semelhante à nitragem que se faz noutras peças sujeitas a fricção.

Há realmente suspensões que são anodizadas em dourado por questões estéticas, mas isso não contribui em nada para as tornar mais resistentes à fricção. E se repararem, o anodizado é só na forquilha, as bainhas que é onde existe fricção não estão anodizadas porque iria sair passado pouco tempo.

(http://image.motorcyclistonline.com/f/16468247+w750+st0/122_0906_04_z+2009_ducati_streetfighter_s+headlights.jpg)

As da GSXR 1000 não sei se são Ohlins, mas também levam com um tratamento de resistência à fricção
(http://www.raptorsandrockets.com/images/Suzuki/2009/2009_SuzukiGSX-R1000-K9_002.jpg)

As da nova R1 só são anodizadas e depende das cores das carenagens. Em algumas combinações as suspensões são pintadas de preto. Por acaso pensei que tinha Ohlins.
(http://www.motorcycle-usa.com/photogallerys/2009-Yamaha-YZF-R1_3.jpg)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: VMDeus em 23 de Julho de 2009, 13:19:09
Descobri o nome do tratamento que já não me lembrava.

TIN

Que sempre tem a ver com nitragem. São as Iniciais de TItanium Nitride.


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Sr das Trevas em 23 de Julho de 2009, 21:45:49
Essa R1 está linda de morrer E:-)


Título: Re: FZ1 VS Ducati StreetFighter
Enviado por: Dust_ em 25 de Julho de 2009, 11:11:55
Não querendo ofender ninguém (Yellow! lol) acho demasiado... amarela! A meu ver fica demasiado "pirosa"... Mas eu também gosto de coisas mais discretas  ;)


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