Forum FZ Portugal

Modelos => FZ1 => Tópico iniciado por: Johnny em 03 de Outubro de 2009, 08:59:06



Título: Caixa
Enviado por: Johnny em 03 de Outubro de 2009, 08:59:06
Pessoal das FZ1, a minha FZ1S de 2006 quantos mais KM tem, sinto cada vez mais a 1ª a dar coices piores que certos cavalos, e as restantes a dar "traks".
Já falei com alguns entendidos e dizem que deve ser o óleo da caixa, pois já me informei e o óleo do motor tb lubrifica a mesma.
Outros dizem que é normal nestes modelos fazer isso.
O certo é que nem sempre faz isso, é só às vezes, deve ser conforme a disposição da bicha, nem sempre deve andar bem disposta calculo eu!!! lol lol
Tirando isto não tenho razão de queixa.
E as vossas, comentem.
 :->> :->> :=) :=) (-) (-)


Título: Re: Caixa
Enviado por: David TRANSALP 700 em 06 de Outubro de 2009, 09:19:34
Eu não queria dizer nada, mas a minha é igual e é FZ6 S2, duvido que seja do oleo, pois a minha é nova, até parada a pôr a primeira quase que galga  ;)
Mas já ouvi dizer que é normal, é das Yamaha's
 :->>


Título: Re: Caixa
Enviado por: FzLuso em 06 de Outubro de 2009, 12:10:09
A caixa da FZ6 é realmente um bocado dura, é até agora o único defeito que encontrei, na minha opinião, mais relevante. Mas com o jeito necessário as mudanças entram todas devidamente e sem o tal "coice".

Para minimizar o "coice" aconselho a que o ralenti não esteja muito alto, se estiver nas 1000rpm é o ideal.

Abraços


Título: Re: Caixa
Enviado por: David TRANSALP 700 em 06 de Outubro de 2009, 12:41:49
O que já me aconteceu também foi ter a 5 e meia, ou seja tinha entre a 5ª e 6ª mudança tava parada, não andava, mas se calhar é por ser maçarico  ;D ;D mas não foi só uma vez!!! Dizem que é pelos dentes das rodas não encaixou bem!!!


Título: Re: Caixa
Enviado por: Animal - O Abusador em 06 de Outubro de 2009, 13:01:47
Bem, apesar da questão ter sido colocada para uma FZ1 (desculpa o offtopic) a minha FZ6 também tem um ponto morto entre a 5.ª e a 6.ª...isso é normal...evitas essa situação ao meter as mudanças com decisão!!!

Relativamente à questão propriamente dita, há vários factores que influenciam de sobremaneira o comportamento da caixa de velocidades....factores que por vezes são negligenciados pelos utilizadores e que depois desculpam-se na marca....

Factores à parte, a caixa da Yamaha por norma é uma m X-O a!!!

Posto isto como matéria assente, os tais factores são....

a tensão da corrente - se muito esticada, para além de ser perigoso e provocar o desgaste permaturo dos elementos, também vai originar que a caixa fique muito rija. Se muito folgada, para além de ser perigoso também, irá fazer com que a caixa fique com pouca precisão.

a lubrificação da corrente - corrente seca em casos extremos faz com que nem seja possivel reduzir!! as mudanças simplesmente não entram!!

afinação da embraiagem - basta uma folga de 0,4 mm na manete. Já tenho visto pessoal em que a embraiagem pega logo com a manete encostada ao punho ( S-( ok...pronto....é a malta das mãos pequenas  lol lol lol ) o que poderá originar que com o aquecimento ou em condições diferentes de funcionamento tal curso reduzido não seja o suficiente para accionar a embraiagem convenientemente...

Por último, o óleo do motor (que lubrifica também a caixa de velocidades e os elementos da embraiagem)...no meu caso...a partir do momento em que passei a usar um tratamento anti-fricção a coisa melhorou e muito.... :=)

Em suma....tensão e lubrificação da corrente, afinação da manete da embraiagem, e aditivo anti-fricção do óleo do motor...

Se ainda assim a caixa continuar uma m X-O a.....troquem de mota!!!  >:D ;D ;D



Título: Re: Caixa
Enviado por: Johnny em 06 de Outubro de 2009, 18:53:56
O que já me aconteceu também foi ter a 5 e meia, ou seja tinha entre a 5ª e 6ª mudança tava parada, não andava, mas se calhar é por ser maçarico  ;D ;D mas não foi só uma vez!!! Dizem que é pelos dentes das rodas não encaixou bem!!!

Isso a mim tb já me aconteceu, mas em redução quando estou quase a parar, tipo de 3ª para 2ª, basta apertar a embraigem e voltar a largar, dizem que é dos carretos da embraigem que não encaixam bem, dai esse problema.

A caixa da FZ6 é realmente um bocado dura, é até agora o único defeito que encontrei, na minha opinião, mais relevante. Mas com o jeito necessário as mudanças entram todas devidamente e sem o tal "coice".

Para minimizar o "coice" aconselho a que o ralenti não esteja muito alto, se estiver nas 1000rpm é o ideal.

Abraços

Eu aperto a embraigem ai umas 3 vezes e dou um toquezinho que a 1ª nem coice dá, isto quando tenho tempo e paciência, porque normalmente um gajo anda sempre a correr e nem se lembra desses pormenores.

Por último, o óleo do motor (que lubrifica também a caixa de velocidades e os elementos da embraiagem)...no meu caso...a partir do momento em que passei a usar um tratamento anti-fricção a coisa melhorou e muito.... :=)

Em suma....tensão e lubrificação da corrente, afinação da manete da embraiagem, e aditivo anti-fricção do óleo do motor...

Animal que tipo de aditivo é esse ?? Aplicas directamente no óleo do motor e que quantidade??


Título: Re: Caixa
Enviado por: cfparreira em 03 de Abril de 2010, 16:09:28

Eu aperto a embraigem ai umas 3 vezes e dou um toquezinho que a 1ª nem coice dá, isto quando tenho tempo e paciência, porque normalmente um gajo anda sempre a correr e nem se lembra desses pormenores.


é isso mesmo, eu també passei a fazer isso. Aperto a embraiagem umas 3ou 4 vezes e ando ums milimetros para tras e quando ando outra vez para a frente meto primeira, nem barulho faz. Quanto a meter mudanças em andamento a máquina precisa é de punho enrolado que nesse caso elas até entram sosinhas.


Título: Re: Caixa
Enviado por: bandit em 24 de Junho de 2010, 13:02:55
Olásss!!!
Bem a minha menina ao fim de completar um ano este mês e com 6500km, lembrou-se tb de dar coices na caixa, (deve de estar a festejar  :D ) mas eu não acho piada.  >:(
Vou seguir algumas indicações acima referidas, mas talvez tb com uma mudança de óleo as coisa melhoram.
Nunca tive estes coices como falavam aqui, notava era um pouco a caixa mais rija mas nada de mais.
 :->>


Título: Re: Caixa
Enviado por: bandit em 09 de Julho de 2010, 08:37:04
Ainda não tive tempo de mudar o oleo da mota, adicionei um pouco de oleo tratamento anti-fricção da faher, depois de umas voltas de mota, a caixa ficou muito boa, sempre usei este oleo nos carros e nas motas mas na fz1 ainda não tinha colocado, mas deu um resultado muito positivo. :=)
http://www.faher.com.pt/index2.html (http://www.faher.com.pt/index2.html)


Título: Re: Caixa
Enviado por: BrOaS em 09 de Julho de 2010, 13:17:38
Eu noto que com o calor a caixa fica um pouco mais rija...creio que sera devido a dilatação dos materiais...experimenta parar a mota a sombra a ver se reduz o barulho..

Fiz a revisão a 1000 km (oleos filtros pneu e etc...) lubrifiquei a corrente a 150km Está tudo correcto a nivel de aperto da corrente e ela com calor (se a deixo ao sol) faz um pouco de ruido por vezes algo irritante, especialmente se se andar devagar, por isso arranjei solução...deixei-me de M X-O das e começei a acelarar...se andar rapido quase nao se nota...hehehehe   O0  O0  O0  ;)


Título: Re: Caixa
Enviado por: Roby em 05 de Novembro de 2010, 17:12:20
A minha qd está fria, parece que se parte tudo, mas já falei com um mecanico e ele disse me que é mm assim, ja na nova super tenere diz que ainda é pior.


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat