Forum FZ Portugal

Geral => Classificados => Tópico iniciado por: Xoninhas em 25 de Julho de 2008, 16:19:55



Título: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 25 de Julho de 2008, 16:19:55
Estava aqui a apagar as notas velhas do meu telemóvel e apanhei esta, que vou remover pois já comprei mota há algum tempo, mas para ficar registado, quer para mim no futuro, quer para outros visitantes, aqui fica o registo de algumas dicas a ter em conta quando se vai ver uma mota usada (resultado de pesquisa de muitos meses - mais de 1 ano - que andei a ver sem comprar, lendo revistas e fóruns):

pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente)

ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)

dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)

oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)

verificar se motor está frio (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)

saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)

ligar motor e verificar:
 se arranca bem
 se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição)
 se tem barulhos metálicos (válvulas)
 se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo
 relanti deve ser regular
 (estas foram todas tiradas de uma revista qualquer no Continente... não a comprei =))

Actualizado

1 - Escapes: As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.

2 - Estado do kit de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão.

3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade)

4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).

5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.

6 - Amortecedor: Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores, passando o dedo nas bainhas.

7 - Caixas de direcção: As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.

8 - Pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda: Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda simples com mota parada ou algo mais complicado.

9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.

10 - Pousa-pés: demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota quase parada.

11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)

12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)

13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)

14 - Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)

15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)

16 - Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.

17 - Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para baixo, pode indicar que foi mexido.

- Nos digitais e especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à centralina do ABS indica os km's reais da mota, pois quem mexe em digitais, esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.

18 - confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido.



Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Veloce em 04 de Setembro de 2008, 16:22:24
Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: SDFernandes em 04 de Setembro de 2008, 16:31:10
Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.

De facto n é normal em 4 anos ter esse quilometragem tão baixa mas é perfeitamente normal numa moto, visto que na maior parte dos casos, é um veiculo de "lazer"!

Agora imagina, eu ainda tenho um Opel Corsa A de 89 lá por casa que só tem cerca de 80000Km reais porque foi sempre da familia.... isto em 19 anos... Ninguém acredita!


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 04 de Setembro de 2008, 17:28:29
Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.

Eu em 6 meses fiz 8500km  lol lol lol lol

Realmente. Mas isso foi desculpa. O tipo não queria fazer negócio.


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Cacau em 04 de Setembro de 2008, 19:00:42
eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km

O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 05 de Setembro de 2008, 10:01:40
eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km
O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km

A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's   ;)

Cacau, o teu carro já tem 180 mil ??  :P  :-[

O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's.  0:)  0:)  lol


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 10:03:03
eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km
O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km

A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's   ;)

Cacau, o teu carro já tem 180 mil ??  :P  :-[

O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's.  0:)  0:)  lol

Focus Power!!!  ;D


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Cacau em 05 de Setembro de 2008, 10:13:35
Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 10:16:18
Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi

è perfeitamente normal nos carros a gasoleo!! O meu é de 2004 e já percorri 150mil


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 05 de Setembro de 2008, 10:29:39
Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi

Escrevi aquilo na brincadeira!!  :-[  :-[  Não foi gozo nem nada disso....a sério!  ;)  ;)
Cada um anda aquilo que quer e pode! Eu se tivesse mais €€, também tinha mais km's, isso podes ter a certeza!! Muitas viagens não fiz, por falta de t€€mpo.  ;D  lol   (-)

Claro que, Focus Power.  lol  lol  lol


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Cacau em 05 de Setembro de 2008, 10:37:08
Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem.

O meu carro é um peugeot 206 Hdi

Escrevi aquilo na brincadeira!!  :-[  :-[  Não foi gozo nem nada disso....a sério!  ;)  ;)
Cada um anda aquilo que quer e pode! Eu se tivesse mais €€, também tinha mais km's, isso podes ter a certeza!! Muitas viagens não fiz, por falta de t€€mpo.  ;D  lol   (-)

Claro que, Focus Power.  lol  lol  lol
Nada disso
o que eu queria dizer é que, eu acho que andei muito, mas quando vi os km que tu tens , pensei, bem não ando assim tanto  lol lol lol


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 05 de Setembro de 2008, 15:20:40
Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 15:40:32
Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!

No meu caso é por questões profissionais!!!


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Veloce em 05 de Setembro de 2008, 16:26:50
Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. :( Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 16:29:01
Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. :( Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra

A minha está parada à mais de uma semana pelo mesmo motivo mas este fds não escapa!!!  :->>


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 05 de Setembro de 2008, 16:53:53
A minha está parada à mais de uma semana pelo mesmo motivo mas este fds não escapa!!!  :->>

Já somos 2 !!   :=)  :=)
De amanhã não passa!!  ;D  ;D  :->>  :->>


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 05 de Setembro de 2008, 18:03:32
A minha, esta semana só parou hoje  lol lol lol

DAvam chuva, e verificou-se! Chove aqui como se não houvesse amanhã!


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: josantos em 12 de Outubro de 2008, 22:13:53
Boas!!!
Encontrei uma fz6s de 2004 usada em lisboa que estou interessado em comprar.
Há alguem que ande aqui no forum de lisboa q me possa ajudar a ver se a mota está em bom estado??
Eu vou a Lisboa no proximo sabado, dia 18 de Outubro.

Cumprimentos
Joao Santos


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 13 de Outubro de 2008, 09:50:08
Boas!!!
Encontrei uma fz6s de 2004 usada em lisboa que estou interessado em comprar.
Há alguem que ande aqui no forum de lisboa q me possa ajudar a ver se a mota está em bom estado??
Eu vou a Lisboa no proximo sabado, dia 18 de Outubro.

Cumprimentos
Joao Santos

Já te respondi noutro tópico. lol lol
Manda-me Mensagem Pessoal (PM) com o teu nº telemovel, para combinarmos as coisas! :=)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: josantos em 15 de Outubro de 2008, 01:00:38
Boas,
Renault Clio Comercial 05-2007 - 87.500km ;) Carro da empresa é claro :=)

João Santos


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 18 de Novembro de 2008, 14:43:47
Mais umas dicas, para comprar usado. Ou seja, ver o estado geral da mota!!  ;)   ;)   :=)   :=)

1 - Escapes.  As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior.

2 - Estado do kit de transmissão.  Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão.

3 - Cabeça do motor e outras juntas. Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados.  Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade)

4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas.  O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo).

5 - Braço oscilante.  Alguns braços oscilantes desta moto rasgavam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.

6 - Amortecedor.  Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo.

7 - caixas de direcção.  As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas.  à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas.

8 - pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda. Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção.

9 - colectores.  Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 18 de Novembro de 2008, 16:45:30
5 - Braço oscilante.  Alguns braços oscilantes desta moto rasgavam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.

Rasgavam como? Nunca tinha ouvido isto... não é lá muito agradável  ::)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 18 de Novembro de 2008, 16:57:15
Devem se estar a referir ás zonas da soldadura!!  ::)   ::)   ::)
É verdade xoninhas, não deve ser muito agradável.......mas exemplos de defeito no quadro e braço oscilante, já todos conhecemos!  ;)    ;)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 19 de Novembro de 2008, 10:53:06
Nunca tinha ouvido falar, mas boas dicas essas! ;)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Duarte em 19 de Novembro de 2008, 11:16:30
Antes de comprar mota gostava de ter lido todas as dicas que estão neste tópico. Parabéns.  8]


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: sopra_ti em 26 de Novembro de 2008, 12:14:15
E relativamente a motos de serviço?

Apesar de terem a garantia de fabrica e virem sem averbamento, que cuidados é que deve ter?

Acredito que muitas tenham sido usadas em test-drives e todos nós sabemos que muitos "pseudo" compradores abusam e de que maneira dessas motas.

Já agora, vou amanha visitar 2 stands e vou pedir para avaliarem a minha mota (saber o valor que dão como retoma). É preferivel lavar a mota e ter tudo a brilhar ou levar a mota como está?


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 26 de Novembro de 2008, 12:22:30
Eu se fosse a ti levava-a lavada.  ;)  Não digo toda a brilhar, mas lavadinha dá outro cenário!  ;)   ;D

Quanto a motas de serviço, é dificil, porque elas levam um "banho" de peças novas, cêra na pintura, etc...e parecem mesmo novas!  :P   :P
De qualquer forma, tem em atenção as Dicas que estão neste tópico, que algumas podem dar resultado.  :=)  Os poisa-pés, o motor quente, etc etc.... 8)

E tem em atenção as ligações dos manómetros. Vê se já os desapertaram! Se têm falhas (como se alguém já lá tivesse passado o alicate ou uma chave)  ;)  Isto porque, já soube que stands tiravam os manómetros das motas, e todos os plásticos, e emprestavam a pilotos para eles correrem no autódromo.  >:(  E depois, voltavam á oficina, colocavam tudo de novo, e vendiam como semi-Nova ou mesmo Nova.  >:(   >:(   <>:-)   <>:-)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: sopra_ti em 26 de Novembro de 2008, 14:50:08
Hmmm....

Queria lá ir quinta-feira de manha...e hoje nao tenho tempo nenhum para a lavar.

Vamos lá ver.    :-\

Agora fiquei apreensivo!

 :-X


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 26 de Novembro de 2008, 15:01:22
Hmmm....
Queria lá ir quinta-feira de manha...e hoje nao tenho tempo nenhum para a lavar.

Vamos lá ver.    :-\

Agora fiquei apreensivo!
 :-X

Não te quis deixar apreensivo..... ::)

Foi só uma dica. ;) ;)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: sopra_ti em 27 de Novembro de 2008, 22:02:52
infelizmente hoje não tive tempo.

quero ver se amanha lhe dou um "banho" para sábado ir aos stands.

 ;)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 13 de Maio de 2009, 11:05:57
Eu juntei as várias dicas, e um amigo do fórum Transalp transcreveu-as para o fórum Motociclismo  :-[   :-[  : http://forum.motociclismo.pt/geral/2188-dicas-para-comprar-usado.html


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Xoninhas em 13 de Maio de 2009, 15:40:27
Podes editar o meu 1º post e publica-las aí, se quiseres. Na boa ;) É de valor


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 14 de Maio de 2009, 13:48:53
Podes editar o meu 1º post e publica-las aí, se quiseres. Na boa ;) É de valor

FEITO :=) :=)

Tópico actualizado logo na 1ª mensagem. ;) ;)


Título: Re: Dicas para comprar usado
Enviado por: Yellow RapelTT em 15 de Setembro de 2009, 09:19:01
Tópico actualizado na 1ª mensagem, com os numeros 17 e 18  :=)


Ajuda sobre o chat
Mover janela de chatOcultar/mostrar chat