Título: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 25 de Julho de 2008, 16:19:55 Estava aqui a apagar as notas velhas do meu telemóvel e apanhei esta, que vou remover pois já comprei mota há algum tempo, mas para ficar registado, quer para mim no futuro, quer para outros visitantes, aqui fica o registo de algumas dicas a ter em conta quando se vai ver uma mota usada (resultado de pesquisa de muitos meses - mais de 1 ano - que andei a ver sem comprar, lendo revistas e fóruns):
pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente) ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme) dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente) oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado) verificar se motor está frio (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente) saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo) ligar motor e verificar: se arranca bem se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição) se tem barulhos metálicos (válvulas) se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo relanti deve ser regular (estas foram todas tiradas de uma revista qualquer no Continente... não a comprei =)) Actualizado 1 - Escapes: As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior. 2 - Estado do kit de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão. 3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade) 4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo). 5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto. 6 - Amortecedor: Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores, passando o dedo nas bainhas. 7 - Caixas de direcção: As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas. 8 - Pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda: Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda simples com mota parada ou algo mais complicado. 9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar. 10 - Pousa-pés: demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota quase parada. 11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme) 12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente) 13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado) 14 - Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente) 15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo) 16 - Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular. 17 - Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para baixo, pode indicar que foi mexido. - Nos digitais e especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à centralina do ABS indica os km's reais da mota, pois quem mexe em digitais, esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar. 18 - confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido. Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Veloce em 04 de Setembro de 2008, 16:22:24 Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir.
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: SDFernandes em 04 de Setembro de 2008, 16:31:10 Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir. De facto n é normal em 4 anos ter esse quilometragem tão baixa mas é perfeitamente normal numa moto, visto que na maior parte dos casos, é um veiculo de "lazer"! Agora imagina, eu ainda tenho um Opel Corsa A de 89 lá por casa que só tem cerca de 80000Km reais porque foi sempre da familia.... isto em 19 anos... Ninguém acredita! Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 04 de Setembro de 2008, 17:28:29 Acreditam que eu tive a moto vendida , à ultima da hora o comprador não acreditou que eu em 4 anos só fiz 3600 Km e com um mecânico a confirmar que a moto estava nova.....é de rir. Eu em 6 meses fiz 8500km lol lol lol lol Realmente. Mas isso foi desculpa. O tipo não queria fazer negócio. Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Cacau em 04 de Setembro de 2008, 19:00:42 eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km
O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 05 de Setembro de 2008, 10:01:40 eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's ;) Cacau, o teu carro já tem 180 mil ?? :P :-[ O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's. 0:) 0:) lol Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 10:03:03 eu tenho a mota desde Janeiro (fim de Janeiro) e já vou com 6.800 km O meu carro então nem falo , comprei novo em Fevereiro de 2003 e já tem 180 mil km A minha mota, comprei-a em Nov. 2007 e tem 11.000 km's ;) Cacau, o teu carro já tem 180 mil ?? :P :-[ O meu é de Mar. 2001, e tem 290 mil km's. 0:) 0:) lol Focus Power!!! ;D Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Cacau em 05 de Setembro de 2008, 10:13:35 Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença.
Tambem tens andado bem. O meu carro é um peugeot 206 Hdi Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 10:16:18 Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença. Tambem tens andado bem. O meu carro é um peugeot 206 Hdi è perfeitamente normal nos carros a gasoleo!! O meu é de 2004 e já percorri 150mil Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 05 de Setembro de 2008, 10:29:39 Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença. Tambem tens andado bem. O meu carro é um peugeot 206 Hdi Escrevi aquilo na brincadeira!! :-[ :-[ Não foi gozo nem nada disso....a sério! ;) ;) Cada um anda aquilo que quer e pode! Eu se tivesse mais €€, também tinha mais km's, isso podes ter a certeza!! Muitas viagens não fiz, por falta de t€€mpo. ;D lol (-) Claro que, Focus Power. lol lol lol Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Cacau em 05 de Setembro de 2008, 10:37:08 Pois é Yellow, são dois anos de diferença e praticamente 100 mil km de diferença. Tambem tens andado bem. O meu carro é um peugeot 206 Hdi Escrevi aquilo na brincadeira!! :-[ :-[ Não foi gozo nem nada disso....a sério! ;) ;) Cada um anda aquilo que quer e pode! Eu se tivesse mais €€, também tinha mais km's, isso podes ter a certeza!! Muitas viagens não fiz, por falta de t€€mpo. ;D lol (-) Claro que, Focus Power. lol lol lol o que eu queria dizer é que, eu acho que andei muito, mas quando vi os km que tu tens , pensei, bem não ando assim tanto lol lol lol Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 05 de Setembro de 2008, 15:20:40 Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso!
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 15:40:32 Irra, vocês têm tempo para andar esses km's todos em 2 viaturas? Eu que trabalho a 30km de casa (60 por dia) não consigo fazer isso! No meu caso é por questões profissionais!!! Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Veloce em 05 de Setembro de 2008, 16:26:50 Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. :( Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: SDFernandes em 05 de Setembro de 2008, 16:29:01 Meus amigos eu comprei o meu carro em 19/12/2007 e ja tem no conta km 36000. :( Como é que eu posso ter tempo para andar de Moto.irra A minha está parada à mais de uma semana pelo mesmo motivo mas este fds não escapa!!! :->> Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 05 de Setembro de 2008, 16:53:53 A minha está parada à mais de uma semana pelo mesmo motivo mas este fds não escapa!!! :->> Já somos 2 !! :=) :=) De amanhã não passa!! ;D ;D :->> :->> Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 05 de Setembro de 2008, 18:03:32 A minha, esta semana só parou hoje lol lol lol
DAvam chuva, e verificou-se! Chove aqui como se não houvesse amanhã! Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: josantos em 12 de Outubro de 2008, 22:13:53 Boas!!!
Encontrei uma fz6s de 2004 usada em lisboa que estou interessado em comprar. Há alguem que ande aqui no forum de lisboa q me possa ajudar a ver se a mota está em bom estado?? Eu vou a Lisboa no proximo sabado, dia 18 de Outubro. Cumprimentos Joao Santos Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 13 de Outubro de 2008, 09:50:08 Boas!!! Encontrei uma fz6s de 2004 usada em lisboa que estou interessado em comprar. Há alguem que ande aqui no forum de lisboa q me possa ajudar a ver se a mota está em bom estado?? Eu vou a Lisboa no proximo sabado, dia 18 de Outubro. Cumprimentos Joao Santos Já te respondi noutro tópico. lol lol Manda-me Mensagem Pessoal (PM) com o teu nº telemovel, para combinarmos as coisas! :=) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: josantos em 15 de Outubro de 2008, 01:00:38 Boas,
Renault Clio Comercial 05-2007 - 87.500km ;) Carro da empresa é claro :=) João Santos Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 18 de Novembro de 2008, 14:43:47 Mais umas dicas, para comprar usado. Ou seja, ver o estado geral da mota!! ;) ;) :=) :=)
1 - Escapes. As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum), pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer qualquer barulho metálico no interior. 2 - Estado do kit de transmissão. Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de transmissão. 3 - Cabeça do motor e outras juntas. Ver se não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem qualidade) 4 - Estado dos discos de travão dianteiro e traseiro bem como pastilhas. O disco não deve estar muito comido (se passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e outra para o metal que segura o ferodo). 5 - Braço oscilante. Alguns braços oscilantes desta moto rasgavam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto. 6 - Amortecedor. Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para baixo. 7 - caixas de direcção. As cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão, empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há folga nas caixas. 8 - pontos que denunciam se a moto já caiu, e a gravidade da queda. Contra-pesos do volante, espelhos e limitador da direcção. 9 - colectores. Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar. Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 18 de Novembro de 2008, 16:45:30 5 - Braço oscilante. Alguns braços oscilantes desta moto rasgavam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto. Rasgavam como? Nunca tinha ouvido isto... não é lá muito agradável ::) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 18 de Novembro de 2008, 16:57:15 Devem se estar a referir ás zonas da soldadura!! ::) ::) ::)
É verdade xoninhas, não deve ser muito agradável.......mas exemplos de defeito no quadro e braço oscilante, já todos conhecemos! ;) ;) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 19 de Novembro de 2008, 10:53:06 Nunca tinha ouvido falar, mas boas dicas essas! ;)
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Duarte em 19 de Novembro de 2008, 11:16:30 Antes de comprar mota gostava de ter lido todas as dicas que estão neste tópico. Parabéns. 8]
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: sopra_ti em 26 de Novembro de 2008, 12:14:15 E relativamente a motos de serviço?
Apesar de terem a garantia de fabrica e virem sem averbamento, que cuidados é que deve ter? Acredito que muitas tenham sido usadas em test-drives e todos nós sabemos que muitos "pseudo" compradores abusam e de que maneira dessas motas. Já agora, vou amanha visitar 2 stands e vou pedir para avaliarem a minha mota (saber o valor que dão como retoma). É preferivel lavar a mota e ter tudo a brilhar ou levar a mota como está? Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 26 de Novembro de 2008, 12:22:30 Eu se fosse a ti levava-a lavada. ;) Não digo toda a brilhar, mas lavadinha dá outro cenário! ;) ;D
Quanto a motas de serviço, é dificil, porque elas levam um "banho" de peças novas, cêra na pintura, etc...e parecem mesmo novas! :P :P De qualquer forma, tem em atenção as Dicas que estão neste tópico, que algumas podem dar resultado. :=) Os poisa-pés, o motor quente, etc etc.... 8) E tem em atenção as ligações dos manómetros. Vê se já os desapertaram! Se têm falhas (como se alguém já lá tivesse passado o alicate ou uma chave) ;) Isto porque, já soube que stands tiravam os manómetros das motas, e todos os plásticos, e emprestavam a pilotos para eles correrem no autódromo. >:( E depois, voltavam á oficina, colocavam tudo de novo, e vendiam como semi-Nova ou mesmo Nova. >:( >:( <>:-) <>:-) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: sopra_ti em 26 de Novembro de 2008, 14:50:08 Hmmm....
Queria lá ir quinta-feira de manha...e hoje nao tenho tempo nenhum para a lavar. Vamos lá ver. :-\ Agora fiquei apreensivo! :-X Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 26 de Novembro de 2008, 15:01:22 Hmmm.... Queria lá ir quinta-feira de manha...e hoje nao tenho tempo nenhum para a lavar. Vamos lá ver. :-\ Agora fiquei apreensivo! :-X Não te quis deixar apreensivo..... ::) Foi só uma dica. ;) ;) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: sopra_ti em 27 de Novembro de 2008, 22:02:52 infelizmente hoje não tive tempo.
quero ver se amanha lhe dou um "banho" para sábado ir aos stands. ;) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 13 de Maio de 2009, 11:05:57 Eu juntei as várias dicas, e um amigo do fórum Transalp transcreveu-as para o fórum Motociclismo :-[ :-[ : http://forum.motociclismo.pt/geral/2188-dicas-para-comprar-usado.html
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Xoninhas em 13 de Maio de 2009, 15:40:27 Podes editar o meu 1º post e publica-las aí, se quiseres. Na boa ;) É de valor
Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 14 de Maio de 2009, 13:48:53 Podes editar o meu 1º post e publica-las aí, se quiseres. Na boa ;) É de valor FEITO :=) :=) Tópico actualizado logo na 1ª mensagem. ;) ;) Título: Re: Dicas para comprar usado Enviado por: Yellow RapelTT em 15 de Setembro de 2009, 09:19:01 Tópico actualizado na 1ª mensagem, com os numeros 17 e 18 :=)
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